Por que as pessoas estalam os dedos?
Por que estalamos os dedos? Guilherme Daros, Fagundes Varela, RS Diga “tchau” Estalar os dedos é, na maioria das vezes, um ato intencional. Sim, rapaz, se aquela pessoa especial teima em fazer isso na sua mão é porque tem algo aí. Corra atrás dela nesse dia de lucro farto nas floriculturas. Ou seja, estalar dedos […]
Por que estalamos os dedos?
Guilherme Daros, Fagundes Varela, RS
Diga “tchau”
Estalar os dedos é, na maioria das vezes, um ato intencional. Sim, rapaz, se aquela pessoa especial teima em fazer isso na sua mão é porque tem algo aí. Corra atrás dela nesse dia de lucro farto nas floriculturas.
Ou seja, estalar dedos não tem uma causa específica. Pode ser um tique nervoso ou apenas um hábito.
O estalo acontece quando os ossos de uma articulação se separam ao serem submetidos a posições extremas, como hiperextensão ou flexão forçada.
Existem algumas teorias para explicar o ruído produzido no estalar de dedos, conforme afirma o ortopedista Luis Marcelo Malta, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro. A mais aceita é a teoria da cavitação. A hipótese considera que, quando forçamos a extensão ou flexão das articulações, criamos um ambiente de pressão negativa dentro da junta.
Assim, gases dissolvidos no líquido que fica dentro da articulação formam bolhas. Quando estouram, as bolhas dão origem ao estalido que ouvimos.
É isso aí. Estalar os dedos é um “soltar gases” mais bem visto pela sociedade.
(crédito da imagem: Robbert van der Steeg)