Assine SUPER por R$2,00/semana
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que, em muitas séries, cada episódio tem um diretor diferente?

Para manter as engrenagens funcionando: o ritmo de uma série de TV é muito mais intenso que o de um filme.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 7 jun 2021, 16h42 - Publicado em 14 jan 2021, 16h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para manter as engrenagens funcionando, já que o ritmo de uma série de TV é muito mais intenso que o de um filme. Enquanto o diretor de um episódio está gravando, o de outro está em pré-produção – escolhendo locações, fazendo reuniões com roteiristas e produtores e selecionando atores.

    Publicidade

    Quando chegar a vez de ele filmar, o diretor que já gravou entra em pós-produção (edição, efeitos especiais e por aí vai). Esse modelo se consolidou nos anos 1950. Seria impossível para um único diretor, em um ano, comandar os 22 ou 24 episódios de uma temporada – que é o formato convencional de uma série americana.

    Publicidade

    Há exceções apenas em minisséries ou séries com temporadas mais curtas. Por exemplo: a partir da segunda temporada, Sam Esmail passou a dirigir todos os capítulos da série Mr. Robot. Por sua vez, O Gambito da Rainha teve seus sete episódios escritos e dirigidos por Scott Frank.

    No cinema, o diretor é a figura central do filme. Dita os rumos e, quase sempre, dá a palavra final. Em uma série de TV, quem ocupa esse cargo é o produtor executivo, chamado de showrunner (em tradução livre, “quem faz o show andar”). É essa pessoa que garante a unidade e a continuidade entre os episódios.

    Publicidade

    Nos últimos anos, muitos showrunners se tornaram famosos, como Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, How to Get Away with Murder), Ryan Murphy (Glee, American Horror Story) e Vince Gilligan (Breaking Bad, Better Call Saul). 

    Continua após a publicidade

    Com o prestígio das séries crescendo nas últimas décadas, impulsionado pelo streaming e por canais a cabo como HBO e AMC, muitos diretores de cinema acabam trabalhando na telinha. É o caso de David Fincher (Clube da Luta, A Rede Social), que dirigiu os dois primeiros episódios de House of Cards, da Netflix.

    Publicidade

    A escolha do diretor para o primeiro episódio de uma série (o famoso “piloto”) é importante. Afinal, ele ajudará a definir o tom do programa, que deverá ser seguido pelos diretores seguintes. Martin Scorsese (Taxi Driver, O Lobo de Wall Street), por exemplo, foi quem dirigiu o piloto de Boardwalk Empire, da HBO, em 2009. 

    Pergunta de @pecorarojr, via Instagram

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.