Por que usar cotonete é gostoso?
Por que é tão prazerosamente* limpar o ouvido com cotonete? Carol Cardoso * Prazeroso, o iPad corrigiu errado rs Adoramos enfiar o cotonete lá dentro porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas que levam o estímulo diretamente para o cérebro, explica o presidente da Academia Brasileira de Otologia, Paulo Lazarini. “É como […]
Por que é tão prazerosamente* limpar o ouvido com cotonete?
Carol Cardoso
* Prazeroso, o iPad corrigiu errado rs
Adoramos enfiar o cotonete lá dentro porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas que levam o estímulo diretamente para o cérebro, explica o presidente da Academia Brasileira de Otologia, Paulo Lazarini. “É como ter uma coceira nas costas e você coçar. O alívio gerado é o mesmo”, afirma o otorrinolaringologista.
Ou aquela língua sapeca a girar segredos de liquidificador em seu ouvidinho.
No entanto, o médico ressalta que não devemos usar cotonete com frequência, apesar da sensação de limpeza agradável decorrente, porque a cera protege o nosso ouvido. “Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos”, alerta Lazarini. Além disso, o cotonete empurra a cera e pode causar lesões internas e perdas auditivas irreversíveis. O melhor é que a limpeza seja feita com a própria toalha do banho ou com um lencinho de papel até onde o dedo indicador chegar. De resto, o ouvido elimina a cera excessiva gradativamente.
Ou seja, o cotonete foi feito para melhorar a situação, mas pode piorar. É a mesma coisa que o corretor ortográfico do tablet. E é o oposto da ComicCon Experience, que foi feita para ser legal, mas pode se superar. Especialmente quando você encontra o Espetacular Homem-Aranha Reluzente: