Qual é a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário?
Ó, graduado, me ensine a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário. José Hudson, Fortaleza, CE Vamos ao be-a-bá, caro Hudson. As universidades são as instituições de ensino mais parrudas do nosso sistema educacional, responsáveis por formar profissionais, mestres e doutores em variadas áreas do conhecimento (exatas, humans, biológicas etc.). Por lei, elas precisam oferecer ensino, pesquisa e […]
Ó, graduado, me ensine a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário.
José Hudson, Fortaleza, CE
Vamos ao be-a-bá, caro Hudson. As universidades são as instituições de ensino mais parrudas do nosso sistema educacional, responsáveis por formar profissionais, mestres e doutores em variadas áreas do conhecimento (exatas, humans, biológicas etc.). Por lei, elas precisam oferecer ensino, pesquisa e extensão (atendimentos ou serviços à comunidade).
Outras exigências mínimas do Ministério da Educação (MEC) para as universidades são: ter um terço dos professores com mestrado ou doutorado; um terço com contrato de tempo integral; ter quatro programas de pós-graduação (ao menos um de doutorado).
Os centros universitários são bem parecidos com as universidades, mas com estrutura menor – oferecendo menos cursos de graduação e de pós, por exemplo. Os centros também precisam cumprir menos requisitos: a obrigatoriedade de ter um terço dos docentes com mestrado ou doutorado é igual à das universidades, mas apenas um quinto dos professores precisa se dedicar em tempo integral.
As faculdades são mais especializadas e às vezes focadas numa área específica do saber. Uma diferença fundamental delas para as universidades e centros universitários é a falta de autonomia para criar cursos. Ou seja, se a Faculdade Zumbi dos Palmares tiver vontade de criar um programa de ensino sobre Sobrevivência ao Apocalipse Zumbi, como o da Universidade Michigan State, não pode fazê-lo sem ter autorização do MEC. Ah, e tem uma diferença na cobrança aos docentes de faculdades, também: o recomendável é que os professores tenham uma pós lato sensu – em geral, uma especialização menos graduada que um mestrado ou doutorado (pós-graduações stricto sensu).
+
NÚMERO INCRÍVEL
7,3 milhões é o número de estudantes universitários no Brasil.
OUTRO DADO RELEVANTE SEM NENHUMA LIGAÇÃO
7,3 milhões é o prejuízo anual da Arena Amazônia, herança da Copa 2014.
+
Fontes: Ministério da Educação, Inep e Agência Estado.
Post anterior: O que acontece se não houver nenhum candidato a prefeito em uma cidade?