Qual é a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário?
Ó, graduado, me ensine a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário. José Hudson, Fortaleza, CE Vamos ao be-a-bá, caro Hudson. As universidades são as instituições de ensino mais parrudas do nosso sistema educacional, responsáveis por formar profissionais, mestres e doutores em variadas áreas do conhecimento (exatas, humans, biológicas etc.). Por lei, elas precisam oferecer ensino, pesquisa e […]

Ó, graduado, me ensine a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário.
José Hudson, Fortaleza, CE
Vamos ao be-a-bá, caro Hudson. As universidades são as instituições de ensino mais parrudas do nosso sistema educacional, responsáveis por formar profissionais, mestres e doutores em variadas áreas do conhecimento (exatas, humans, biológicas etc.). Por lei, elas precisam oferecer ensino, pesquisa e extensão (atendimentos ou serviços à comunidade).
Outras exigências mínimas do Ministério da Educação (MEC) para as universidades são: ter um terço dos professores com mestrado ou doutorado; um terço com contrato de tempo integral; ter quatro programas de pós-graduação (ao menos um de doutorado).
Os centros universitários são bem parecidos com as universidades, mas com estrutura menor – oferecendo menos cursos de graduação e de pós, por exemplo. Os centros também precisam cumprir menos requisitos: a obrigatoriedade de ter um terço dos docentes com mestrado ou doutorado é igual à das universidades, mas apenas um quinto dos professores precisa se dedicar em tempo integral.
As faculdades são mais especializadas e às vezes focadas numa área específica do saber. Uma diferença fundamental delas para as universidades e centros universitários é a falta de autonomia para criar cursos. Ou seja, se a Faculdade Zumbi dos Palmares tiver vontade de criar um programa de ensino sobre Sobrevivência ao Apocalipse Zumbi, como o da Universidade Michigan State, não pode fazê-lo sem ter autorização do MEC. Ah, e tem uma diferença na cobrança aos docentes de faculdades, também: o recomendável é que os professores tenham uma pós lato sensu – em geral, uma especialização menos graduada que um mestrado ou doutorado (pós-graduações stricto sensu).
+
NÚMERO INCRÍVEL
7,3 milhões é o número de estudantes universitários no Brasil.
OUTRO DADO RELEVANTE SEM NENHUMA LIGAÇÃO
7,3 milhões é o prejuízo anual da Arena Amazônia, herança da Copa 2014.
+
Fontes: Ministério da Educação, Inep e Agência Estado.
Post anterior: O que acontece se não houver nenhum candidato a prefeito em uma cidade?
Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







