Qual é a diferença entre varanda, sacada e terraço?
E o essencial: uma varanda gourmet é mesmo uma varanda?
Pergunta de Ícaro C.P., de Florioanópolis, SC
O Ícaro da mitologia grega, meu caro Ícaro, não ganharia tanta altitude se decolasse de uma varanda com suas asas de cera. A varanda, afinal, é a área que fica na frente de uma casa térrea, coberta por uma extensão do telhado. É apoiada no chão, via de regra.
Os apartamentos propagandeados com varandas gourmet, na verdade, têm sacadas com churrasqueira. O nome é só uma sacada de publicidade (ha!), já que “varanda” soa mais amplo e espaçoso. “Isso é usado para que a pessoa tenha a sensação de não estar em um apartamento, e sim em uma casa, com mais área aberta”, disse Sérgio Ricardo Lessa Ortiz, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes.
Sacada, por sua vez, é uma estrutura que fica pendurada, sem pilares ou outras formas de sustentação além da conexão com o edifício (no jargão arquitetônico, diz-se que estão “em balanço”). Elas vêm do período colonial, e antigamente eram chamadas de balcões. Apartamentos, portanto, têm sempre sacadas.
Vale dizer que as tais varandas não entram como área construída para erguer um novo prédio. É por isso que muitos empreendimentos fazem apartamentos com sacadas enormes: como a área oficial do apartamento é, para a prefeitura, menor, é possível construir mais andares – mesmo em uma área onde a verticalização é mais controlada.
O terraço, por sua vez, se tornou popular no movimento modernista, e corresponde à área que fica em cima da construção. A piscina na cobertura de um prédio luxuoso é um terraço – mas, se a edificação não for esse luxo todo, pode chamar de “laje” mesmo (coloque uma churrasqueira lá, de preferência).