Quatro graus de separação entre o FHC e o LHC
O caminho semântico do ex-presidente do Brasil ao maior acelerador de partículas do mundo (passando por Alice no País das Maravilhas)
Fernando Henrique Cardoso (FHC)
Sociólogo, cientista político e presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Escreveu mais de 40 livros e é membro da organização internacional The Elders (“Os Anciãos”), fundada por Nelson Mandela. Seu currículo de peso lhe rendeu uma cadeira na…
Academia Brasileira de Letras (ABL)
A Academia Brasileira de Letras foi fundada em 1897. Seus 40 membros efetivos são perpétuos – ficam no cargo até a morte. Em 1944, um eleito recusou a cátedra em protesto a Getúlio Vargas, que era membro. Esse revoltado era…
Monteiro Lobato
Curioso é que o autor já havia se candidatado duas vezes a uma cadeira na ABL (em 1922 e 1926), mas não recebeu votos suficientes. Lobato traduziu a obra mais famosa de Lewis Carroll, cuja protagonista é…
Alice
Alice no País das Maravilhas é um clássico infantil e a obra definidora da literatura nonsense. Lewis Carroll era matemático e lotou o livro de piadinhas de exatas e jogos de lógica. Hoje, Alice batiza um dos detectores do…
Grande Colisor de Hádrons
O acelerador de partículas abriga seis detectores. Um deles foi batizado de “uma grande experiência do colisor de íons”, para formar o nome Alice na sigla em inglês. No Brasil, o 1° grande acelerador de partículas, o UVX, foi inaugurado na gestão de FHC.