PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Se ligássemos todos os aparelhos de ar condicionado, a Terra esfriaria?

Não. Na verdade, ela esquentaria. E a resposta está nas leis da termodinâmica.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 fev 2021, 16h20 - Publicado em 21 fev 2020, 17h51

Pelo contrário: esquentaria. Energia é algo que não se cria nem se destrói. É possível apenas transformá-la. Eis a Primeira Lei da Termodinâmica. O ar condicionado não some com a energia térmica que está presa em um cômodo. O que ele pode fazer é bombeá-la para o lado de fora da casa ou escritório. Assim, toda a energia que estava te esquentando agora está esquentando o resto do mundo.

Além disso, nenhuma máquina é 100% eficaz, de maneira que parte da energia elétrica que é utilizada para acionar o ar condicionado será perdida para o lado de fora na forma de (isso mesmo) mais energia térmica. Ou seja: se todos os ACs que existem fossem ligados juntos, o mundo ficaria mais quente. E nem falamos da fonte da energia elétrica em si – que talvez seja limpa, mas também pode ser proveniente de uma usina termelétrica que queima carvão e contribui com o aquecimento global.

A Segunda Lei da Termodinâmica afirma que a entropia de um sistema – isto é, seu grau de desorganização – sempre tende a aumentar. Por exemplo, um ovo de galinha, que é um estado altamente ordenado, pode se quebrar com facilidade, mas é quase impossível que ele volte espontaneamente à sua forma original. Isso ocorre porque, estaticamente, há muitas maneiras de organizar as moléculas de um ovo em um estado em que elas não se assemelham a ovo, mas só uma em que o ovo se manifesta da maneira como o conhecemos.

Isso vale também para a energia. A energia elétrica, que é um estado altamente organizado e aproveitável de energia, se dissipa na forma de energia térmica em uma lâmpada. Em outras palavras, a luz acesa irradia calor. A energia térmica, por sua vez, nada mais é do que um certo grau de agitação aleatória das moléculas que compõem o ar em torno da lâmpada. Ou seja, é uma forma altamente desorganizada de energia, que se dissipa. É por isso que, uma vez que um processo desprende energia térmica, é impossível reaproveitá-la integralmente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.