Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Se o rei Charles e o príncipe William morrerem, o menino George, de 9 anos, assume?

Não seria o primeiro caso em que um menor de idade assume o trono britânico – mas não é ele quem assume as responsabilidades do rei

Por Maria Clara Rossini
20 out 2022, 14h28

Assume, mas fica livre das responsabilidades de rei até completar 18 anos. Nesse meio-tempo, quem lida com as obrigações do cargo é o príncipe regente. E quem seria, no caso de essa tragédia em família acontecer em tão pouco tempo?

A Lei de Regência de 1937 diz que, caso um herdeiro com menos de 18 anos seja coroado, o sucessor mais próximo com mais de 21 anos vira regente – nesse caso, o príncipe Harry, de 38 anos. Complicado: Harry já deixou bem claro que não quer mais ter nada a ver com a realeza, então não seria um espanto se ele abdicasse da responsabilidade. O adulto mais próximo, nesse caso, seria o príncipe Andrew, terceiro filho de Elizabeth 2ª, 62 anos e oitavo na linha de sucessão.

Aliás, a Lei de Regência mais atual, de 1937, foi criada justamente por causa de Elizabeth 2ª. Quando seu pai, George 6º, assumiu o trono em 1936, Elizabeth tinha apenas 10 anos de idade. Na época, ele foi aconselhado a tomar precauções para o caso de morrer antes de a princesa atingir a maioridade. E não era exagero. Seu pai, George 5º, sofreu problemas de saúde relacionados ao cigarro no fim da vida – e George 6º também não era um exemplo de homem saudável.

Continua após a publicidade

Isso não significa que não houvesse regentes antes na monarquia britânica. Só que os “atos de regência”, estabelecidos a partir do começo do século 18, mudavam as regras do jogo de acordo com os ventos políticos da hora ou a conveniência de ter ou não ter determinado indivíduo no trono. Já a lei de 1937 acabou com o vale-tudo.

De qualquer forma, não foi preciso recorrer a essas engrenagens da burocracia real. George 6º só morreu 15 anos depois, quando a jovem Elizabeth já tinha 25 anos de idade.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.