Se quem dorme é a Bela Adormecida, por que o “boa noite, Cinderela” tem esse nome?
“Quem? Eu?” Se quem dorme é a Bela Adormecida, por que o “boa noite, Cinderela” tem esse nome? Daniel Diniz, Astolfo Dutra, MG Perspicaz. Quem dorme é Bela Adormecida, mas quem cai na gandaia é Cinderela. Pôr a droga na bebida de alguém ocorre em festas, normalmente. Então, quem toma a bebida entra em sono […]
Se quem dorme é a Bela Adormecida, por que o “boa noite, Cinderela” tem esse nome?
Daniel Diniz, Astolfo Dutra, MG
Perspicaz. Quem dorme é Bela Adormecida, mas quem cai na gandaia é Cinderela. Pôr a droga na bebida de alguém ocorre em festas, normalmente. Então, quem toma a bebida entra em sono profundo e é vítima de assalto e estupro. Já a história de Cinderela gira em torno de um baile. “Ela perde o sapato na festa”, diz Paulo Baía, sociólogo e cientista político da UFRJ. “E quem sofre o golpe perde o controle sobre si, já que a droga age no sistema nervoso central e a vítima faz o que o bandido quer”. Quando esteve à frente da Secretaria de Direitos Humanos do Rio, entre 2005 e 2006, Baía atendeu mais de 600 casos do golpe. Não é conto de fada.
A culpa da confusão também é da TV: Bela Adormecida nunca teve um quadro no Programa Sílvio Santos. Entre os anos 1960 e 1970, Senor Abravanel comandava o Boa Noite, Cinderela, em que meninas tinham seus sonhos de consumo realizados. Foi inspirada na atração dominical do homem do baú que a polícia batizou o golpe – não o drinque, esse quem batiza é o golpista.
A coordenadora da pós-graduação em ciências forenses do Instituto Oswaldo Cruz, Alice Chasin, conta que quem ingere a bebida sente euforia, e depois um sono profundo, que pode chegar a 15 horas. Quando acorda, só se lembra até a hora em que bebeu. Perder só um sapatinho de cristal é lucro.
Post anterior: Por que chamamos de corno aquele que é traído?