Provavelmente não. Para começar, as baleias não comem nada tão grande como um ser humano. A dieta delas é meio sem graça, na real. A veterinária Kátia Groch, do projeto Baleia Franca, explica que elas filtram o alimento da água e comem basicamente pequenos peixes ou krill, crustáceos miudíssimos que fazem parte do zooplâncton. Por isso, dificilmente uma baleia abriria a boca para engolir uma pessoa.
Mas tudo bem: vamos supor que uma baleia se atrapalhasse na hora de escolher o que almoçar e engolisse um desavisado no mar. A pobre vítima sofreria politraumatismos por esmagamento no momento em que o animal fechasse a boca.
Mesmo considerando que a nossa vítima fosse extraordinariamente sortuda e escapasse do fechamento da boca, a próxima etapa – a deglutição – impediria a história do Pinóquio de se tornar realidade. O diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, diz que nem o maior exemplar da maior das baleias – uma baleia azul que atingiu 33 metros de comprimento – conseguiria engolir uma pessoa inteira.
O motivo é que, como as presas desses mamíferos são pequenas, a garganta deles não precisa ser muito grande. “A entrada do esôfago não é larga o suficiente para uma pessoa ser engolida. Uma baleia que tentasse engolir uma pessoa inteira acabaria com ela entalada na garganta”.
Conclusão? O nariz do Pinóquio acaba de crescer mais um pouco.