Árvore do vento transforma até leves brisas em energia
Você acha que é preciso grandes ventanias para gerar energia? Geralmente, sim. Mas graças à ideia do francês Jérôme Michaud-Larivière, que criou a Árvore do Vento, até brisas podem fornecer eletricidade.
Equipada com quase 100 folhas de plástico que servem como pequenas turbinas e ficam penduradas em um tronco de aço, a Árvore do Vento aproveita todo tipo de vento, inclusive pequenas correntes de ar que circulam nas cidades entre prédios e ruas, para gerar energia. O funcionamento é totalmente silencioso. São duas hastes escondidas entre as folhas que giram no sentido do vento.
As pequenas turbinas do gerador ficam em fileiras para captar qualquer brisa. E giram desde o primeiro momento em que o vento atinge dois metros por segundo. Sua potência é calculada em 3,1 quilowatts. Turbinas eólicas clássicas costumam gerar energia apenas quando o vento é de quatro metros por segundo. A diferença faz com que o número de dias nos quais a árvore produz energia aumente.
Michaud-Larivière fundou a startup NewWind* para ajudar a alavancar seu projeto. Foram três anos de pesquisa para criar um protótipo de 11 metros de altura, que foi instalado na Cidade das Telecomunicações de Pleumeur-Bodou (Bretanha, oeste da França).
Em 2015 – certamente depois do lançamento, que deve acontecer em março –, a Praça da Concórdia, em Paris, receberá uma Árvore do Vento. Michaud-Larivière acredita que assim será possível aumentar a conscientização a respeito da importância da energia renovável nas cidades.
O custo da árvore ainda é alto: 29.500 euros, sem impostos. Mas seu criador diz que é possível colocar apenas as folhas em telhados ou estradas para produzir energia para lâmpadas ou carros que precisam recarregar bateria durante suas viagens.
Ficou curioso para ver como funciona a Árvore do Vento? Assista o vídeo de divulgação, abaixo, e se encante como eu:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9p7iz7mfl5Q?feature=oembed&w=560&h=315%5D
Foto: Divulgação/NewWind
Leia mais:
Árvore transforma vento em energia
Energia eólica deve crescer 4% na matriz brasileira
Energia eólica pode fornecer 19% da eletricidade mundial em 2030
A turbina eólica que produz água potável