Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Os axolotes também estão em extinção

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 6 nov 2008, 23h32


Todo mundo fala sobre a extinção dos ursos-polares (e até eles fizeram um protesto contra isso), mas quase nada sai na mídia sobre os outros animais que estão prestes a sumir do mapa. Há até monstros com caras simpáticas que podem desaparecer da face da Terra.

O axolote, uma salamandra que mantém as características de sua fase larval, está entrando em extinção por causa da ação do homem. De acordo com o Yahoo! News, a população do anfíbio diminuiu drasticamente em 10 anos, embora não se saiba exatamente quantos deles existem no mundo. Os pesquisadores afirmam que, em 1998, havia 1.500 a cada milha quadrada. Dez anos depois, este número caiu para 25.

Geralmente encontrado no lago Xochimilco, no México, o bichinho com patas e uma cara que se assemelha ao famoso desenho “be happy” está sofrendo com a seca e a qualidade da água em seu habitat. Além disso, alguns peixes não-nativos foram inseridos na cadeia alimentar da região, tornando o axolote um prato cheio para o almoço.

Os cientistas estão planejando criar 15 santuários para os seres e incentivar a criação em cativeiro, tudo para proteger o simpático anfíbio. Axolote é um nome asteca, que significa “monstro aquático”. Segundo a mitologia da cultura, o deus da morte, da iluminação e da monstruosidade Xolotl, com medo que outros deuses o banissem ou o matassem, se transformou em axolote e foi morar no lago mexicano. Por isso que o animal também é conhecido como “monstro da água” ou “peixe andante”.

Para se ter uma idéia do peixe, dá um olhada no vídeo abaixo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1FTSEoVZoPo&hl=en&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.