Acelerador de partículas LHC ultrapassa meta e bate recorde de colisões

Por Tânia Vinhas
Atualizado em 21 dez 2016, 10h35 - Publicado em 7 nov 2011, 09h54

O Large Hadron Collider, mais conhecido como o acelerador LHC, não só bateu a meta estabelecida para este ano como alcançou número recorde de testes de colisão entre prótons. Localizado em Genebra, na Suíça, o acelerador de partículas encerrou as atividades do ano às 17h15 do dia 30 de outubro, após trabalhar incansavelmente por 180 dias. É o segundo ano seguido que ele ultrapassa os objetivos operacionais dos cientistas e o resultado foi ótimo – ele apresentou seis vezes mais dados do que o esperado.

Os pesquisadores haviam estabelecido que neste ano o LHC iria produzir “um femtobarn inversa” de dados. Trata-se de uma medida científica que equivale a mais ou menos 70 x 10¹² colisões. O primeiro femtobarn inversa foi alcançado no dia 17 de junho e, desde então, mais 5 aconteceram – é muita coisa. É provável que você se pergunte: e daí? A gente explica por que é importante.

O LHC é um experimento enorme cuja ambição é recriar um Big Bang em miniatura, o evento que provavelmente deu início ao universo. O conhecimento que pode sair disso tem potencial para redefinir o que nós entendemos sobre Física e, quanto mais resultados, maior a chance de obtermos alguma resposta concreta.

“Este ano tem sido memorável e excitante para toda a comunidade científica envolvida com o LHC, especialmente para os nossos estudantes e pós-doutorados de todo o mundo”, afirmou Fabiola Gianotti, porta-voz do projeto. “Nós fizemos uma quantidade enorme de medições no modelo padrão e acessamos um território inexplorado nas pesquisas da nova Física”.