Do que morrem os artistas?
Jack Bruce engrossou a pequena lista de monstros sagrados do rock que chegam aos 70 anos. O vocalista e baixista do Cream, banda dos anos 60 que tinha ainda Eric Clapton na guitarra e Ginger Baker na bateria, morreu no último dia 25 de complicações ligadas a uma doença do fígado.
Ele era cinco meses mais novo do que Levon Helm, baterista e vocalista do The Band, banda dos primórdios do rock que influenciou gente como Elvis Costello, Elton John, Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd e o próprio Eric Clapton. Helm morreu em decorrência de um câncer de garganta a pouco mais de um mês de completar 72 anos. Assim como ele, outros 15 nomes lendários do rock morreram de câncer. Mas ninguém viveu tanto (à exceção, é claro, dos que felizmente estão aí vivos, lépidos e fazendo shows – tipo sir Paul McCartney, que inaugurará o estádio do Palmeiras, em São Paulo). Bruce chegou perto, mas Helm ainda é o roqueiro que morreu mais velho dentre os maiores nomes do gênero.
Este mês, a SUPER traz um infográfico que esmiúça as causas de mortes dos 194 músicos mais importantes e populares do Brasil e do mundo, de acordo com listas de revistas especializadas e rankings oficiais de vendas. Descobrimos que a causa mais comum é:
( ) Overdose
( ) Acidentes
(x) Doenças cardiovasculares
Isso aí. Apesar de muitas biografias loucas e suicidas, a maioria dos gênios da música é gente como a gente na hora de morrer. Coração e câncer são as mortes mais comuns. Mas, sim, tem muita morte trágica, violenta, bizarra. De Bach a Amy Winehouse, de Leandro (haters gonna hate) a Cliff Burton, descubra do que, de fato, os maiores nomes da música morrem. Na SUPER de novembro, nas bancas.

O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro







