Frase da semana: “Quem sabe dizer se a vida não é o que chamam de morte e a morte não é o que chamam de vida?”
Toda semana, a SUPER explicar melhor um pouquinho mais sobre aquelas frases que ficaram famosas e marcaram a História, a Filosofia, a Arte, a Cultura ou a Ciência. Se você tem dúvidas sobre o contexto em que foi dita aquela citação que você curte, mande uma sugestão para nós. Depois, pode usá-la sem medo no nick do MSN, no Twitter ou no Facebook.
Eurípides viveu e morreu há muitos séculos, mas continua a ser importante. O poeta trágico grego é mais conhecido como o autor de Medéia, mas especialistas acreditam que ele tenha escrito mais de 95 peças. O problema é que poucas continuaram intactas.
A frase da semana, por exemplo, é apenas um trecho da peça Phrixus, que está no grupo dos textos “misteriosos” – ninguém sabe ao certo se ela se perdeu no tempo ou até mesmo se chegou a ser finalizada.
Phrixus seria uma releitura da história de Frixo, um personagem da mitologia. É filho de Atamante e Nefele, irmão de Hele e meio-irmão de Learchos e Melicertes (filhos de Atamante com Ino). Ino, a madrasta, sabotou a plantação de trigo e fez com que a colheita anual fosse um fracasso. Depois, instruiu os mensageiros de Atamante a mentir que o Oráculo de Delfos havia exigido que Phrixus fosse sacrificado a Zeus para que a próxima colheita fosse boa (madrasta maligna!). Daí em diante, muita desgraça acontece na vida de Frixo.
Apesar de toda a tragédia da peça, o trechinho sobrevivente, batizado de “fragmento 830“, é altamente filosófico e abre muitas discussões, assim como outros pedaços da mesma história (como “Aquele que negligencia o aprendizado na juventude, perde o passado e está morto para o futuro”, fragmento 927). Para fechar a semana que começou em Dia das Bruxas, passou pelo Dia de Todos os Santos e pelo Dia de Finados, deixamos a disucssão em aberto. O que você acha?
Em tempo: a inspiração para usarmos esta frase hoje veio da leitora Edselma Pereira Alves, que colocou a citação no Facebook ao comentar o teste “O que você sabe sobre a morte?“. Valeu, Edselma!
Veja a história por trás de outras frases famosas:
“Olho por olho e o mundo acabará cego” – Mahatma Gandhi
“Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro” – Napoleão Bonaparte
“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” – Steve Jobs
“[Deus] às vezes joga [dados] onde ninguém pode ver” – Stephen Hawking
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Albert Einstein
“Frase da semana: “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha” – Muhammad Ali
“Frase da semana: “A gramática controla até reis e princesas!” – Molière