Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês

Superlistas

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

20 traições imperdoáveis do cinema (com spoilers)

De intrigas amorosas a intrigas internacionais, o cinema está repleto de traições – segundo o IMDb, a temática aparece em mais de 2.000 filmes. Entre as que motivam o herói a salvar o dia e aquelas responsáveis por grandes reviravoltas, listamos 20 traições cinematográficas marcantes. Para garantir que nenhum leitor tome um spoiler indesejado (nada de […]

Por Jessica Soares
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 21 nov 2012, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    De intrigas amorosas a intrigas internacionais, o cinema está repleto de traições – segundo o IMDb, a temática aparece em mais de 2.000 filmes. Entre as que motivam o herói a salvar o dia e aquelas responsáveis por grandes reviravoltas, listamos 20 traições cinematográficas marcantes.

    Para garantir que nenhum leitor tome um spoiler indesejado (nada de mais traições por aqui!), a descrição encontra-se escrita em letras brancas. Para ler, é só selecionar o texto abaixo dos títulos:

     

    1. A Sombra de uma Dúvida (1943)
    Alfred Hitchcock causa tensão no público até mesmo em dramas familiares. Não apenas a jovem Charlotte descobre que seu adorado tio Charlie é responsável pelo assassinato de três ricas viúvas, mas quase se torna uma de suas vítimas ao descobrir seu secreto passado criminoso.

    Continua após a publicidade

    2. Acossado (1960)
    Primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard e ícone da nouvelle vague, Acossado conta a história de Michel, um pequeno criminoso que, depois de roubar um carro e atirar em um policial, passa a fugir da polícia. Ele busca a ajuda de sua namorada americana, Patricia, que o esconde em seu apartamento em Paris sem saber do crime. A jovem aspirante a jornalista está pronta para fugir com Michel quando descobre a verdade e, dividida, acaba traindo seu amante.

    3. Três homens em conflito (1966)
    O Bom, o Mau e o Feio buscam um tesouro. Tuco, o Feio, é procurado pela lei. Seu parceiro, Blondie (o Bom?), o entrega à polícia para ganhar a recompensa por sua captura. Traição? Ainda não. Blondie, um criminoso de bom coração, salva Tuco e divide com ele o dinheiro. É só depois que Blondie se cansa do parceiro e o abandona no deserto sem água. E há muito mais conflito (e traições) por vir depois que o Mau entra na equação.

    4. Laranja Mecânica (1971)
    Ultraviolência e traição. No clássico de Stanley Kubrick, Alex DeLarge e seus droogs formam uma gangue que não hesita em matar, roubar e violentar. Tudo vai “bem” até que os comparsas resolvem se vingar das humilhações a que são submetidos por seu líder: em um de seus truques, os droogs traem, nocauteiam e abandonam Alex, logo quando a polícia chega para prendê-lo.

    5. O Poderoso Chefão (1972)
    Traição é uma palavra que faz parte do manual de todo mafioso. Em O Poderoso Chefão, a famiglia Corleone é traída pelo menos três vezes: por Paulie Gatto, que falta propositalmente ao trabalho de guarda-costas no dia em que Don Vito sofre um atentado; por Carlo Rizzi, marido de Connie, que entrega Sonny aos rivais; e por Sal Tessio, que marca um encontro suspeito após a morte de Don Corleone.

    Continua após a publicidade

    6. Golpe de Mestre (1973)
    No mundo do crime, lealdade é um termo relativo. Dois vigaristas, Luther Coleman e Johnny Hooker, enganam o capanga de um chefão da máfia, roubando o dinheiro que ele carregava. Depois de perder seu parceiro, assassinado pelo chefão Doyle Lonnegan, Hooker se junta a Henry Gondorff para conduzir um golpe de mestre e enganar novamente a máfia.

    7. Ran (1985)
    Inspirado na peça King Lear, de William Shakespeare, o longa de Akira Kurosawa conta a história de Hidetora, chefe do clã dos Ichimonjis, que decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos – Taro, Jiro e Saburu – mantendo o título e condição de grão-senhor. Quando Saburo alerta o pai dos perigos de confiar na prole, Hidetora condena seu ato de rebeldia e o bane pela traição. Mal sabia ele que seus outros dois filhos seriam os responsáveis por trair sua confiança e conduzir a  família a um caminho de destruição.

    8. Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
    Indiana Jones descobre que a bela Dra. Elsa Schneider, com quem vinha arriscando o seu pescoço na busca pelo Santo Graal, é na verdade uma espiã nazista. A loira só foi para cama com Jones para conseguir informações privilegiadas. Ainda pior, ela dormiu também com o papai de Indiana, Henry Jones. Um assunto a ser evitado nos jantares familiares.

    9. Os Bons Companheiros (1990)
    Até onde se lembra, Henry Hill sempre quis ser um gângster. Mas isso não impede que ele aceite salvar o próprio pescoço depois que a carreira dos sonhos mostra ser menos bacana do que imaginava. Henry testemunha contra todos os seus (bons?) companheiros de máfia em troca de um passe livre da prisão.

    Continua após a publicidade

    10. Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)
    Dennis Nedry, técnico em informática do parque temático, trai a empresa (e a humanidade) quando resolve roubar embriões dos dinossauros e vendê-los a um rival. Sua empreitada causa uma falha na segurança do parque, que desativa as cercas elétricas que mantinham os dinossauros presos. Ops.

    11. O Rei Leão (1994)
    Em uma sequência traumática para muitas criancinhas, o Rei Mufasa cai em uma emboscada fatal orquestrada por seu proprio irmão, Scar, que quer o reino para si. Não bastasse o assassinato cruel, Scar ainda deixa que Simba, o herdeiro legítimo de Mufasa, se sinta responsável pela morte do pai e fuja. Para “resgatá-lo”, Scar envia um grupo de hienas famintas. E você aí pensando que tinha problemas familiares.

    12. 007 contra Goldeneye (1995)
    Logo no início do filme, acompanhamos os colegas James Bond e o Agente 006, Alec Trevelayan, em uma missão no interior de uma fábrica soviética de armas químicas. O plano de destruir o local dá errado, no entanto, e 006 é morto pelo impiedoso general Ourumov. Só que não. Nove anos depois, Bond descobre que seu antigo colega não apenas está vivo como também lidera o plano de usar o satélite Goldeneye para causar um caos financeiro global.

    13. Matrix (1999)
    Depois de aceitar tomar a pílula vermelha e conhecer a verdade sobre o mundo real e a Matrix, a vida do escolhido Mr. Anderson nunca mais foi a mesma. Não bastasse descobrir que tudo que conhecia era uma mentira, Neo ainda precisa lidar com a traição de um de seus coleguinhas. Cypher, membro da equipe de Morpheus, faz um acordo com os Agentes e entrega o grupo de rebeldes em troca de ser reconectado à Matrix.

    Continua após a publicidade

    14. Kill Bill (2003-2004)
    É uma traição que faz com que a Noiva, Beatrix Kiddo, saia em uma sua jornada sangrenta por vingança. Depois de descobrir que está grávida do seu chefe e amante, Bill, Beatrix resolve abandonar a vida criminosa e fugir para o Texas. No dia de seu casamento, o enciumado Bill e seu Esquadrão Assassino de Víboras Mortais conduzem o massacre que coloca a Noiva em coma.

    15. Match Point – Ponto Final (2005)
    Traição é o que não falta no drama de Woody Allen. O ex-jogador de tênis Chris, noivo de Chloe e protegido de sua rica família, passa a ter um caso com Nola, a namorada de seu cunhado. Não bastasse a infidelidade dupla, Chris assassina Nola quando ela ameaça revelar o affair.

    16. Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
    Se rendendo ao Lado Negro da Força sob a influência do Chanceler Palpatine (o infame Darth Sidious), Anakin Skywalker trai a Ordem Jedi assassinando as criancinhas aprendizes e desarmando Mace Windu, membro do Conselho Jedi, que cai para a sua morte. “Daqui em diante, serás conhecido como Darth Vader!”, exclama Palpatine.

    17. Os Infiltrados (2006)
    Único remake de um filme estrangeiro a ganhar o Oscar de Melhor Filme, o longa de Martin Scorsese tem personagens que levam uma perigosa vida dupla: o policial William Costigan está infiltrado na máfia, enquanto o criminoso Colin Sullivan adentra a polícia para obter informações. A revelação destas traições tem um final nada feliz.

    Continua após a publicidade

    18. Desejo e Reparação (2007)
    Enciumada e confusa depois de descobrir que sua irmã mais velha, Cecília, estava tendo um caso com Robbie, o filho do caseiro, a escritora amadora Briony Tallis abusa da ~liberdade poética~ e acusa o jovem de ter estuprado uma prima da família. A mentira não apenas arruina o romance, mas tem impactos dramáticos na vida de todos.

    19. A Rede Social (2010)
    “Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos” – principalmente se trair seus colegas ao longo do caminho. Depois de criar o Facebook, Mark Zuckerberg é processado pelos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, que acusam Mark de roubar sua ideia para a criação da rede, e pelo co-fundador da empresa e sócio, Eduardo Saverin, que viu sua parte no negócio ser diluída a uma ínfima fração depois de um acordo desleal.

    20. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
    Bruce Wayne mexeu com a família errada. Depois de enfrentar a Liga das Sombras, comandada por Ra’s Al-Ghul, em Batman Begins, o Morcego precisa lidar com um acerto de contas organizado por Miranda, filha do vilão. Depois de se aproximar de Bruce e ganhar sua confiança, ela se revela a grande arquiteta do novo plano de destruição de Gothan. Uma facada nas costas do morcego – literalmente.

    Via Total Film.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.