Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

8 sequestros muito longos

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 10 fev 2014, 11h52

Por Luíza Antunes

Volta e meia, notícias de pessoas que ficaram em cativeiro por anos chocam o mundo. Em geral, as vítimas são raptadas bem jovens e passam uma boa parte da vida sem conhecer o significado da liberdade. Não é possível saber ao certo qual foi o caso de sequestro que durou mais tempo, já que, em alguns casos, as situações envolvem total sigilo. Mas algumas histórias vieram a público. Conheça 8 dos mais longos – e famosos – sequestros da história.

1. Elisabeth Fritzl
1984-2008 (24 anos)

Court To Deliver Josef Fritzl Verdict

Elizabeth Fritz foi sequestrada aos 18 anos, na Áustria, pelo próprio pai, Josef Fritzl. Ele a mantinha num bunker no porão de sua casa, onde a estuprava repetidamente. Ele obrigou a moça a escrever cartas para a família dizendo que havia fugido com uma seita. Elizabeth ficou grávida 6 vezes no período. Ela teve gêmeos na segunda gravidez e uma das crianças morreu. Josef admitiu ter incinerado o bebê. Das 6 crianças que sobreviveram, 3 foram adotadas pelo pai-avô, que obrigou Elizabeth escrever cartas pedindo que os seus pais cuidassem dos filhos. O terror de Elizabeth só terminou quando sua filha mais velha adoeceu tão gravemente que entrou em coma e teve que ser levada para o hospital. Os médicos pediram para conhecer os pais da menina, para saber mais sobre o histórico clínico da família. Com isso, Elizabeth convenceu o pai a deixá-la ir para o hospital e lá contou tudo para os médicos e conseguiu fugir de vez do terror em que vivia.

2. Jaycee Lee Dugard
1991-2009 (18 anos)

Continua após a publicidade

3rd Annual Diane Von Furstenberg Awards – Show

Em 1991, Jaycee Lee Dugard foi sequestrada nos Estados Unidos, aos 11 anos de idade. Ela foi raptada por Phillip Craig Garrido e sua esposa Nancy Garrido, que mantiveram a menina durante 18 anos numa tenda atrás da casa do casal. Garrido já havia sido condenado e preso, nos anos 70, por sequestrar e estuprar uma menina. Dugard teve duas filhas durante o tempo de cativeiro. Ela não era mantida amarrada e até chegou a trabalhar um tempo na empresa de seu sequestrador – o terror psicológico e o fato de ter sido sequestrada tão nova provavelmente a impediram de tentar fugir. Quase duas décadas depois do rapto, Phillip Garrido visitou o campus da universidade de Berkeley com as duas filhas de Jaycee – e seu comportamento com as meninas foi considerado suspeito pelas autoridades. A polícia foi acionada e visitou a casa, onde descobriu Jaycee Lee.

3. Michelle Knight, Amanda Berry e Georgina DeJesus
2002-2004 a 2013 (11 anos)

Cleveland Kidnapper Ariel Castro Sentenced In Cleveland

Continua após a publicidade

Em 2013, Michelle Knight, Amanda Berry e Georgina DeJesus foram descobertas na casa de Ariel Castro, quando vizinhos ouviram Berry gritar por socorro. Michelle foi sequestrada em 2002, aos 20 anos. Amanda, em 2003, aos 17. E Georgina tinha 14 anos quando foi raptada em 2004. As três eram mantidas na casa de Castro, que as estuprava e torturava. Knight engravidou seis vezes, mas abortou devido aos espancamentos do raptor. Berry teve uma filha de Castro, que deixou o cativeiro junto com a mãe. Castro foi condenado a quase 1000 anos de prisão, e se matou um mês depois de ser preso.

4. Tanya Kach
1996-2006 (10 anos)

Aos 14 anos, Tanya foi sequestrada por um dos funcionários que trabalhava na escola onde ela estudava, nos Estados Unidos. Thomas Hose manteve a menina no segundo andar de sua casa, onde morava com os pais. Em 2000, ele inventou uma nova identidade para ela e a apresentou para família como sua namorada. Seis anos depois ela conseguiu fugir.

5. Fusako Sano
1990-2000 (9 anos e 2 meses)

Continua após a publicidade

Sano foi raptada no Japão, aos 9 anos de idade, por Nobuyuki Sato, um homem de 28 anos, desempregado e com problemas mentais. A menina era mantida amarrada e apanhava frequentemente. Durante todo o tempo de cativeiro, ela nunca saiu de casa. Ela foi libertada porque a mãe de Sato, que também morava na residência, passou a desconfiar do comportamento violento do filho e pediu que a polícia fosse até a casa. Quando Fusako foi libertada tinha a saúde tão debilitada que mal podia andar.

6. Natascha Kampusch
1998-2006 – (8 anos)

Bernd Eichinger Memorial Service

Natasha Kampusch foi sequestrada aos 10 anos de idade, na Áustria. A menina caminhava para a escola quando Wolfgang Priklopil a raptou. Durante 8 anos, ela foi estuprada e apanhou. Com o passar dos anos no cativeiro, o sequestrador passou a permitir que ela saísse de casa sob supervisão. Quando ela tinha 18 anos, conseguiu fugir num momento de distração do seu captor. A história de Kampusch virou livro e filme.

Continua após a publicidade

7. Coleen Stan
1977-1984 (7 anos)

Um dos casos mais terríveis de sequestro foi o de Coleen Stan, que aos 20 anos foi sequestrada por Cameron Hooker e sua esposa. Hooker mantinha Stan presa em uma caixa de madeira, embaixo da cama, durante 23 horas por dia. Ele também torturava e estuprava a moça. Hooker a fez acreditar que ela estava sendo observada por uma organização poderosa chamada “The Company” que iria matar toda sua família se ela tentasse fugir. E a fez assinar um termo concordando em ser sua escrava. A esposa de Hooker ajudou Coleen a fugir depois de 7 anos, quando o marido começou a ter ideias de sequestrar outras mulheres.

8. Steven Stayner
1972-1980 (7 anos e 4 meses)

Aos 7 anos, Steven Stayner foi sequestrado nos Estados Unidos. Seu captor, Kenneth Parnell, abusava sexualmente do menino. O sequestrador passou a chamar Steven de Denis e o convenceu que tinha sua guarda legal. Parnell conseguiu até matricular Steven numa escola. O garoto só decidiu fugir quando Parnell sequestrou outro menino, Timmy White, e Stayner percebeu que precisava salvá-lo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.