No seriado norte-americano How I Met Your Mother, que chegou ao fim na semana passada, o protagonista é Ted Mosby (Josh Radnor), o personagem que conta a história. Porém um de seus amigos mais próximos, Barney Stinson (Neil Patrick Harris) sempre rouba o holofote do amigo com seus bordões, seu jeito mulherengo e suas teorias mirabolantes a respeito de como atrair mulheres. Além disso, ele popularizou seu famoso código de regras para se portar dentro de uma amizade: o Bro Code.
O livro fictício foi transformado em realidade pelo escritor Matt Kuhn, embora seja assinado pelo próprio personagem Barney Stinson. Lançado pela Editora Intrínseca como O Código Bro (208 pgs., R$ 19,90), ele reúne 150 artigos que servem como diretrizes a serem seguidas entre amigos.
As regras vão desde as mais óbvias, como o primeiro item (“Os Bros antes das Minas”) até as muito específicas, como o artigo 105 (“A mãe de um Bro está fora de questão. Mas a madrasta de um Bro está valendo, levando em conta que a iniciativa seja dela e/ou ela esteja usando uma peça de roupa com estampa de oncinha… desde que ela fique gostosa com a roupa… mas não se fumar cigarros mentolados”). O livro também inclui quais devem ser as punições, no caso da quebra de algum artigo, e fala das antigas origens do tomo.
Seria um livro perfeito se a obra original não fosse escrita majoritariamente em gírias intraduzíveis. Elas forçaram o tradutor brasileiro a adaptar muitos termos e acabar deixando algumas palavras no inglês, como o próprio “bro” (que numa tradução aproximada seria “mano”) e “wingman” (palavra cuja tradução é “homem de asa”, mas que realmente significa “parceiro de balada”). No fim, algumas das piadas e trocadilhos encontrados no livro em inglês perderam-se na tradução.
Ainda assim, O Código Bro é definitivamente o livro ideal para você e seu melhor amigo que nunca tiveram certeza se é ok usar meias com sandálias (não é, de acordo com o Artigo 103) ou se vocês podem passar protetor solar um no outro (também não, de acordo com o Artigo 44).