Talvez você já tenha ouvido falar dos livros A Culpa é Das Estrelas e O Teorema Katherine, ambos escritos pelo autor estadunidense John Green, que vem adquirindo grande fama e reconhecimento por suas obras literárias. No entanto, poucos conhecem o primeiro livro lançado pelo autor, Quem É Você Alasca?, que tem um nome tão peculiar quanto sua história.
Quem É Você, Alasca? (Ed. Martins Fontes, 229 pgs., R$ 25,80) é uma típica literatura para jovens adultos que aborda a amizade e a cumplicidade como valores chave na vida das pessoas, assim como seus pesos e consequências. Apesar de o livro ser voltado ao público jovem, ele questiona diversas vezes o leitor por meio das incertezas dos personagens e das frases marcantes que percorrem a trama. Quem lê acaba refletindo sobre os valores abordados.
Miles Halter é um garoto solitário, desprovido de amigos e de vida social que possui um gosto extremo em decorar célebres últimas palavras. Cansado da vida monótona, o jovem decide se mudar e estudar em Culver Creek – colégio interno onde seu pai estudou – para por em prática o seu plano desnorteado de procurar o “Grande Talvez”, famosas últimas palavras do poeta François Rabelais.
Culver Creek é recheado de figuras notáveis. Miles se torna colega de quarto de Chip Martin, mais conhecido como Coronel, um bolsista que possui a habilidade de guardar grandes dados na memória. Ele conhece também a incrível e enigmática Alasca Young, que se torna seu foco e alvo de interesse.
Alasca tem um temperamento difícil: é inteiramente instável e misteriosa. Mas essas características chamam a atenção de Miles, e ele acaba passando grande parte do livro tentando entendê-la, e se apaixonando cada vez mais pela garota.
Narrando o cotidiano em capítulos regressivos que dividem a trama em “antes” e “depois”, o livro segue uma perspectiva calma que culmina em um acontecimento impactante que muda a vida de todos os personagens. Um tanto melancólico e questionador, John Green não apenas mostra a passagem da adolescência, mas também o amadurecimento dos personagens e como eles lidam com assuntos polêmicos e pesados, como fé, amor e morte.
Quem é você, Alasca? é um ótimo livro para os amantes da literatura jovem-adulta, ou para quem prefere um livro de fácil leitura – mas que, ao mesmo tempo, faça as engrenagens trabalharem. Com certeza, recomendo!