Texto Rafael Tonon
“A propaganda passa uma percepção positiva do álcool, sem considerar o fato de que a bebida é uma das drogas mais perigosas no processo de iniciação de consumo. Numa sociedade onde os direitos das crianças prevalecem, não existe lugar para a propaganda de álcool.”
Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp.
“O combate ao alcoolismo exige fiscalização e obediência às leis já existentes. Controlar e impor restrições à publicidade faz parte do conjunto. Mas simplesmente proibir não vai resolver nada.”
Dalton Pastore, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade.
“O país não pode assistir de braços cruzados centenas de pessoas, especialmente os jovens, morrerem todos os dias pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas.”
José Gomes Temporão, Ministro da Saúde.
“A Lei Federal de 1996 e normas éticas do Conar já impõem restrições à propaganda de cervejas e demais bebidas alcoólicas. Proibir seria uma forma de censura.”
Gilberto C. Leifert, presidente do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária.
“Deixa o Zeca trabalhar. Deixa o Zeca ganhar o dinheirinho dele.”
Zeca Pagodinho, sambista e garoto-propaganda de uma marca de cerveja.