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Carros a álcool poluem menos que os a gasolina

Dos 14 automóveis mais poluidores à venda no Brasil, 8 são a álcool. A culpa é do motor flex

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 25 fev 2011, 22h00
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  • Reportagem Tiago Cordeiro

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    Um relatório divulgado no último mês de setembro pelo Ministério do Meio Ambiente deixou todo mundo confuso. Segundo o documento, 8 dos 14 carros mais poluentes à venda no Brasil são movidos à álcool. Como assim? O etanol brasileiro não ia salvar o mundo? Ele não era considerado um combustível limpo, bem menos agressivo?

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    Sim, o etanol é mais limpo que a gasolina. Afinal, trata-se de um combustível renovável – suas emissões de CO2 (gás carbônico, que provoca o efeito estufa) são neutralizadas pela cana-de-açúcar plantada. O problema, em parte, está no motor flex que equipa a maioria dos carros novos. Ele sai da fábrica melhor regulado para a queima da gasolina, já que o mercado internacional não utiliza etanol. Resultado: com tanque cheio de álcool e combustão menos eficiente, um carro bicombustível acaba lançando no ar mais monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de hidrogênio.

    Ainda que o etanol seja uma fonte de energia renovável, ele não parece ser garantia de um futuro livre de problemas ambientais e ameaças à saúde. Pelo menos é o que sugere um estudo feito por pesquisadores americanos em 2007. Usando um complexo modelo de computador que levou em conta variáveis como temperatura, intensidade da luz solar e índices pluviométricos, eles simularam a qualidade do ar em 2020 e descobriram que os níveis de ozônio – danoso ao sistema respiratório humano – aumentariam perigosamente em certas áreas dos EUA se todos os automóveis fossem movidos a álcool.

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    “Embora a queima do etanol reduza as emissões de dois poluentes cancerígenos, os níveis de outros gases aumentariam”, afirma o cientista Marc Jacobson, da Universidade Stanford, um dos responsáveis pelo estudo. “Portanto, alguns tipos de câncer teriam a mesma incidência se a poluição fosse causada por fumaça de veículos movidos a gasolina.” A solução, segundo Jacobson, não está no álcool, muito menos na gasolina, mas na conversão dos veículos em elétricos. “Isso eliminaria 10 mil mortes anuais por poluição do ar.”

    De heróis a vilões
    Os carros novos mais poluidores do Brasil

    Marca – Chevrolet
    Modelo – Corsa
    Combustível – Gasolina
    Motor – 1.4

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    Nota Verde* – 4,8

    Marca – Peugeot
    Modelo – 307 Sedan
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.6

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    Nota Verde* – 5,2

    Marca – Citroën
    Modelo – Xsara Picasso
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.6

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    Nota Verde* – 5,6

    Marca – Citroën
    Modelo – C3
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.4

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    Nota Verde* – 5,6

    Marca – Renault
    Modelo – Scénic
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.6

    Nota Verde* – 5,6

    Marca – Chevrolet
    Modelo – Montana
    Combustível – Gasolina
    Motor – 1.4

    Nota Verde* – 5,6

    Marca – Renault
    Modelo – Scénic
    Combustível – Gasolina
    Motor – 1.6

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    Nota Verde* – 5,7

    Marca – Volkswagen
    Modelo – Kombi STD
    Combustível – Gasolina
    Motor – 1.4

    Nota Verde* – 5,7

    Marca – Peugeot
    Modelo – 207 SW
    Combustível – Gasolina
    Motor – 1.4

    Nota Verde* – 5,7

    Marca – Volkswagen
    Modelo – Fox
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.0

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    Nota Verde* – 5,7

    Marca – Ford
    Modelo – Ecosport 4×4
    Combustível – Gasolina
    Motor – 2.0

    Nota Verde* – 5,9

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    Marca – Peugeot
    Modelo – 307
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.6

    Nota Verde* – 5,9

    Marca – Ford
    Modelo – Ranger XL
    Combustível – Gasolina
    Motor – 2.3

    Nota Verde* – 6,0

    Marca – Chevrolet
    Modelo – Prisma
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.4

    Nota Verde* – 6,0

    Marca – Volkswagen
    Modelo – Gol
    Combustível – Álcool (motor flex)
    Motor – 1.0

    Nota Verde* – 6,0

    * Criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama), a Nota Verde varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.

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