PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

25 dicas infalíveis para convencer alguém a fazer qualquer coisa

Convencer alguém a fazer tudo que você quer não requer talento nem má-fé — é pura ciência

Por Karin Hueck
Atualizado em 6 jun 2018, 18h02 - Publicado em 18 fev 2011, 22h00

Há décadas, psicólogos e publicitários estudam o que há por trás de pessoas persuasivas, e o resultado são dicas práticas e simples, que qualquer um pode seguir. Você, que é um leitor curioso e inteligente, não vai perder a chance de conhecer as mais modernas e exclusivas técnicas para domar pessoas, vai?

COMO FAZER UMA VENDA

Papagueie
Observe as palavras e a linguagem corporal do cliente. Imite-as. Se ele está procurando um “carro bacana”, é exatamente um carro bacana que você vai oferecer — de preferência, acompanhado do mesmo gesto que ele usou. As chances de as duas partes chegarem a um acordo quando há imitação é até 5 vezes maior.

Menos é mais
5 a 10 opções — esse é o número máximo de possibilidades que devem ser oferecidas aos clientes. Acima disso, o freguês acha a escolha frustrante.

Os outros
Ressalte como o produto é popular e quem já o comprou. Pessoas costumam seguir a maioria. A explicação é evolutiva: quem segue o grupo tem mais chances de ser socialmente aceito.

Não chore mais
33% a menos: é isso que você vai cobrar, se estiver triste. Da mesma maneira, clientes tristes pagam até 30% a mais.

Fofoque
Dê ao freguês uma informação exclusiva que indique escassez, como “esse é o último que tenho no estoque” ou: não perca amanhã o preço vai subir. Certa vez, um importador de carnes americano aumentou a procura por bife australiano em 600% apenas divulgando que o produto iria faltar — e que ninguém além dele sabia disso.

Como ser bem relacionado no trabalho

Sinceridade é (quase) tudo
Nada como admitir uma pequena falha, para então se autopromover. “Sou um pouco ansioso, mas tenho muita experiência.” Frases assim passam a impressão de que você é honesto e confiável. Atenção: Isso só funciona se suas qualidades foram maiores do que seus defeitos.

Continua após a publicidade

Apele para a vaidade
Mesmo aquele colega insuportável costuma ter alguma qualidade. Pode ser um corte de cabelo legal ou o jeito carinhoso com que ele trata o filho. Procure algo que você genuinamente admira e diga a ele. Na próxima vez, ele será mais gentil.

Por escrito
Você depende da ajuda de um colega escorregadio para terminar o serviço? Consiga que ele se comprometa com você por escrito. Pode ser um simples e-mail. Desse jeito, a chance de ele cumprir o combinado é até 3x maior.

Seduza o inimigo
Para ser diplomático com aquele colega que não vai com a sua cara, basta pedir um favor a ele. Parece estranho, mas a tática foi comprovada cientificamente: vemos com mais simpatia aquela pessoa a quem já ajudamos.

Use Post-its
Peça um favor a alguém por escrito e cole um Post-it na frente, com um recado simpático. A chance de você ser atendido é até 2 vezes maior do que sem o adesivo.

Telemarketing
Agora os atendentes de telemarketing estão na sua mão. Se você precisa cancelar seu cartão de crédito e não quer esperar horas na linha, faça o seguinte: primeiro, ligue e peça uma informação simples. Quando o atendente responder, agradeça-lhe efusivamente e diga que vai elogiá-lo para o supervisor. Em seguida, diga que precisa cancelar seu cartão. Para não perder seu elogio, o atendente vai se esforçar em dobro.

Continua após a publicidade

Viva o Xará
Você se chama Roberto Oliveira? Então tente convencer um Roberto Pereira. “Nos sentimos especialmente atraídos a pequenas coisas que associamos conosco, como nosso nome”, diz Robert Cialdini, professor da Universidade do Arizona. Essa atração até já foi calculada: pessoas com nomes parecidos com o seu têm 2 vezes mais chance de convencer você.

Como seduzir qualquer pessoa

Para os homens

Pavão
Vista uma roupa chamativa. Se você for baixinho, use um chapéu ou sapatos de sola grossa. Mulheres preferem os altos.

Papinho
Escolha uma mulher numa roda. Puxe papo com frases curiosas: “Vocês viram a briga lá fora?” ou “Tenho um amigo que foi traído. Ele deve perdoá-la?”

Dê um gelo
Psicólogos provaram que pessoas odeiam sentir que estão sendo persuadidas. Por isso, não demonstre interesse no seu alvo. Faça elogios esquisitos: “Suas mãos são lindas, mas um pouco masculinas” ou “Que saia bonita. Acabei de ver uma mulher com uma igual”. Ela não vai entender nada. “Pessoas inacessíveis são diabolicamente sedutoras; queremos ser aquele que vai derrubá-las”, escreve o autor americano Robert Greene no livro A Arte da Sedução.

Vá passear
Por último, o bote. Quando ela menos esperar, chame-a de lado para conversar. Feliz com a atenção, ela não vai recusar.

Continua após a publicidade

Para as mulheres

Olhar 43
“Quando uma mulher está interessada, bastam 2 olhadas para o mesmo rapaz para ele saber que tem chance”, diz Kevin Hogan, escritor americano, especialista em persuasão. O melhor é frequentar lugares escuros: cientistas provaram que homens se sentem atraídos por pupilas bem grandes.

Chame na chincha
Se a vítima não puxar assunto, faça você o primeiro contato. Use a mesma tática dos homens.

Surpreenda o alvo
Deixe o seu alvo intrigado com sua conversa misteriosa. Se você faz o tipo intelectual, conte uma piada suja. Se fizer o tipo bonequinha, mostre que há um lado cruel em você. Ele não vai resistir.

Como pedir um favor

Bondade interesseira
Alguns dias antes de pedir o favor, faça um agrado para a pessoa que vai ajudá-lo. Pague o almoço ou dê uma carona, por exemplo.

Ele é superior
Na hora de fazer o pedido, posicione-se um pouco abaixo do seu amigo, de maneira que ele o olhe por cima.

Continua após a publicidade

Não respire
“Peça o favor sem parar de falar e sem dar oportunidade para a pessoa responder até você completar o pedido”, diz o especialista Kevin Hogan. Algo assim: Vocêpoderiaficarcomomeucachorro enquantoeuestiverviajando,porfavor?

Me dê motivo
Tim Maia tinha razão. Se você emendar um motivo ao seu pedido e explicar por que você precisa daquele favor, as chances de ele ser atendido podem ser 2 ou 3 vezes maior.

Comece pequeno
Se você precisa de um grande favor, peça primeiro algo banal. Aí aumente aos poucos. Por exemplo, primeiro peça uma carona para uma festa. No carro, pergunte se seu amigo também não pode levá-lo embora. E no fim da noite mencione sua namorada – que vai junto. Seu amigo não vai recusar porque tinha se comprometido com você. Atenção: a tática irrita as pessoas.

Como adestrar sua cara-metade
De acordo com a escritora americana Amy Sutherland, namorados (as) podem ser adestrados (as) como animais. A regra é clara: recompense tudo que seu parceiro fez de legal e ignore as partes irritantes. Seu marido costura os outros carros no trânsito e ainda xinga os motoristas? Ignore-o. Não brigue, não fique magoada, não faça joguinhos. De preferência, não mexa um só músculo. Sua namorada aprendeu que não vale a pena começar uma discussão tarde da noite? Então a recompense, diga “muito obrigado” e sorria de leve. Essa tática serve para ensinar um babuíno a andar de skate — e ensinou o marido de Amy a não deixar roupa suada em cima do tapete.

Dicas
– A recompensa tem de ser proporcional à ação. Não se derrame em beijos e elogios se ele só levou o lixo pra fora.
– A recompensa tem de ser imediata. Se chegar atrasada, seu parceiro não vai entender o elogio.
– Se a intenção foi boa, mas o resultado não, ignore a tentativa. Sua namorada diz que vai parar de fumar? Então ela só merece elogios quando nunca mais fumar.

Continua após a publicidade

 

Para saber mais

Yes! – 50 Scientifically Proven Ways to Be Persuasive
Robert B. Cialdini, Free Press, 2008.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.