Como fazer as pessoas rirem das suas piadas
Mãe, é verdade que todo mundo na nossa família morre de repente? Mãe? Mãe?!
1. Timing
Uma boa piada é contada no tempo certo. Estenda a história que alguém contou ou faça uma graça sobre um fato que acabou de acontecer. Um bom timing funciona bem com piadas curtas. “Quanto maior a piada, maior a expectativa”, diz o comediante Rafinha Bastos.
2. Vá de leve
Comece de leve, dando uma de tímido. Ninguém vai acreditar que você consegue contar uma boa piada: assim fica fácil surpreender. Evite rir em qualquer etapa da história.
3. Improvise
Antes do grande final, você pode criar um pico de risadas imitando direitinho os personagens da piada ou contando detalhes pitorescos. Se o telefone tocar ou alguém espirrar enquanto você conta, improvise e faça isso entrar na história.
4. Hora do show
Chegou a hora de dar uma guinada para arrancar risos. O jeito mais fácil é fazer o fim da piada, o que os comediantes chamam de Punch line, ficar bem evidente. “Se puder, faça o sangue parar de correr nas veias, só para deixar claro que é a hora de a platéia rir!”, diz Ronald Rios.
5.1 Continue
Se os amigos se racharam de dar risada, você já ganhou a simpatia deles. Então continue, criando sequências da história.
5.2 Não explique a piada
Se ninguém riu, o melhor é admitir que não teve graça. Se o sujeito disser que não entendeu, nunca, jamais explique –piada explicada fica ainda pior. (Ok, se a pessoa insistir, explique meia hora depois.)
E o tema?
Cada público reage de forma diferente a uma mesma piada. “Não dá pra chegar no meio da torcida do Vasco e contar uma piada de português”, diz Bruno Motta. Piadas sobre minorias ou doenças apenas se você se incluir nesse grupo.
Fontes: Comediantes Bruno Motta, Danilo Gentili, Fernando Caruso, Marcela Leal, Márcio Ribeiro, Mauro Zanatta, Murilo Gun, Oscar Filho, Rafinha Bastos e Ronald Rios.