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Como pedir um aumento

Não faça uso de indiretas nem parta para o confronto. Se você quer ganhar mais, é preciso provar, com calma e argumentos, que você merece

Por André Bernardo
Atualizado em 29 Maio 2017, 19h55 - Publicado em 21 set 2010, 22h00
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  • 1. Fale sozinho

    Ensaie a conversa com o chefe – se achar melhor, na frente do espelho. A repetição vai fazer do diálogo potencialmente nervoso algo rotineiro.

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    2. Mostre serviço

    “Fulano está desmotivado… Hora de dar um aumento!” É, não vai acontecer. Para convencer, o negócio é dar um gás, aquele famoso “110%”.

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    3. Pare e compare

    Um argumento forte para ter na ponta da língua é a comparação do seu salário com a média do mercado. Se estiver abaixo, há um problema.

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    4. Olho na data

    Evite falar sobre aumento antes das férias do chefe (ele vai estar com a cabeça cheia) ou fim de ano (“Tá com 13º no bolso e quer aumento?”).

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    5. Hora marcada

    Não surpreenda o chefe: marque a reunião deixando claro que é sobre o seu trabalho. Acredite, ele vai saber do que você está falando.

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    6. Conte até 3

    Por mais que dê vontade, você NÃO vai:
    a. trazer dramas pessoais para a conversa;
    b. falar mal de outros colegas;
    c. perder a calma.

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    7. Ao que interessa

    Não faça rodeios: o assunto é o seu salário. Dê seus argumentos (estou trabalhando mais, a média do mercado é x) e aguarde a resposta.

    8. Se não rolar, rolou

    Mesmo não recebendo o aumento, você deu um passo adiante, e agora tem 3 opções:
    a. Estipule um novo prazo para voltar ao assunto;
    b. Você pode conseguir um curso, uma viagem, uma nova função;
    c. Reavalie seu futuro – se outros subiram e você não, pode ter chegado a hora de mudar de emprego.

    Fontes: Gisleine Camargo, gerente da área de People & Change da KPMG no Brasil; José Luís Fódra, psicólogo, pós-graduado em psicologia social das organizações; Luciano Salamacha, consultor de empresas e professor de estratégia & marketing da FGV; Rolando Pelliccia, diretor do Hay Group Brazil; e Tom Coelho, consultor de empresas.

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