Texto Fabio Marton e Bruno Garattoni
Batata
Levada à Europa pelos espanhóis em 1536, a Solanum tuberosum já era cultivada havia 7 mil anos nas terras do Peru. A batata gerou certa desconfiança entre os europeus, pois pertence à mesma família da beladona – uma planta venenosa. Mas, como era resistente e fácil de cultivar, acabou caindo no gosto popular e se tornando o principal alimento de diversos países do continente, entre eles a…
Irlanda
Em 1845, o país era tão dependente da batata que uma doença na planta, causada por um fungo, levou a um desastre demográfico do qual até hoje a Irlanda não se recuperou: sua população atual é menor do que era no século 19. Dos 6,5 milhões de habitantes do país, 1 milhão morreu e 3 milhões emigraram para países como os EUA. Os fugitivos da fome tiveram muitos filhos. Um deles era…
John Fitzgerald Kennedy
O político mais jovem, e primeiro católico, a ser eleito presidente dos EUA. Em seu atribulado mandato, que acabou com seu assassinato em 1963, Kennedy enfrentou a crise dos mísseis em Cuba, tentou administrar a Guerra do Vietnã e, seu legado mais vistoso, determinou que o homem chegaria à Lua em 10 anos. O resultado veio em 1969, 6 anos após sua morte, e seria conhecido como…
Apollo 11
Foi a primeira vez em que humanos pisaram na Lua, e um feito tecnológico de proporções impressionantes. Isso porque o Projeto Apollo não envolvia apenas foguetes e naves espaciais, mas também avanços em diversas ciências, como a computação, o processamento de alimentos e até a fotografia. Mas a corrida espacial também beneficiou um bicho muito odiado. A…
Barata
Fazendo uma experiência no espaço sideral, cientistas russos descobriram que as baratas se reproduzem melhor na ausência de gravidade: seus descendentes crescem mais rápido e ficam mais fortes que as baratas terrestres. Os insetos mutantes conservam seus superpoderes mesmo depois de chegar à Terra, e também têm um superapetite – comem mais de tudo, inclusive batata.