Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Estribo

Com ele, a profissionalização da guerra

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Parece brincadeira ou papo-furado, mas, feito de couro ou de metal, esse simples componente de montaria usado para apoiar o pé foi uma peça fundamental na história das civilizações. Graças ao tal acessório, cavaleiros ganharam mais equilíbrio em seus movimentos. Com o pé encaixado no estribo, passou a ser possível ficar ereto em cima da montaria e ganhar muito mais agilidade. Arqueiros conseguiram lançar fl echas de suas selas e soldados puderam atirar e carregar as armas sem precisar desmontar. Exércitos de cavaleiros armados passaram a cruzar o globo terrestre, travando batalhas que iriam alterar o destino das nações.

O estribo começou a ser usado na Ásia Central, há cerca de 2600 anos, ainda em sua forma primitiva, que não passava de uma argola de couro amarrada à sela. Foi por volta dessa época que a cavalaria de lugares como a China evoluiu e tornou-se organizada e paramentada. O estribo fez tanto sucesso que a moda pegou em muitas regiões do Oriente. Como aconteceu com diversas invenções importantes, acabou chegando à Europa devido aos intercâmbios comerciais e culturais, 1200 anos atrás.

Indiretamente também alavancou outros setores. Para suportar os armamentos, por exemplo, o homem passou a criar cavalos mais fortes, que acabaram sendo usados também para o arado e tração de carroças, revolucionando a agricultura.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.