GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livro do Conselho

Frei Ximénez

NOME ORIGINAL_Popol Vuh (antiga civilização maia)
EDIÇÃO EM INGLÊS_Touchstone Books; 1995


DO QUE TRATA

Escrita pelos maias, na linguagem quiché, em meados do século 16, a obra é considerada um dos principais registros da cultura pré-colombiana. Seu original foi encontrado em 1702 pelo frei Francisco Ximénez de Chichicastenango, na Guatemala, mas depois desapareceu, sobrando apenas as transcrições realizadas pelo religioso. Nele, estão reunidos mitos e histórias que foram transmitidos pelas tradições da civilização indígena. É, enfim, uma espécie de bíblia dos maias, que também trata da criação, por divindades, da terra e dos elementos da natureza, assim como do próprio homem.

QUEM ESCREVEU

Enviado à cidade guatemalteca de Chichicastenango no final do século 17 para catequizar os índios, o frei Francisco Ximénez tornou-se um dos maiores conhecedores espanhóis da língua nativa, que era o quiché. Ximénez também é o autor de várias obras sobre suas experiências com a colonização, entre elas a História da Província.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Trata-se de um dos únicos testemunhos da literatura pré-colombiana na América, pois praticamente todos os registros hieroglíficos dos maias foram destruídos com a invasão dos espanhóis na América Central.