Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Logoconfusões

A intenção era a melhor possível. Mas os logotipos de algumas marcas acabaram gerando incompreensão, controvérsia - ou simplesmente risos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 4 jan 2015, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sarah Kern

    Publicidade

    AMIGÁVEL ATÉ DEMAIS

    Publicidade

    Quem fez: Pepsi

    Publicidade

    Quando: 2009

    Como foi: A ideia era transformar a faixa branca em formato de “s”, que divide o logo da empresa, em uma linha que lembrasse um sorriso. Mas ficou parecendo uma grande barriga de fora (ou um cofrinho). “Beba Pepsi e fique com este barrigão”, dizia uma das gozações que rodaram a internet. A empresa não deu bola.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    SUPER MARIO NIKITI

    Quem fez: Prefeitura de Niterói

    Publicidade

    Quando: 2013

    Como foi: Durou menos de uma semana. Tão logo foi anunciado, no início da gestão do novo prefeito, o símbolo da prefeitura de Niterói foi acusado de plagiar o logo do videogame Nintendo 64. Acabou sendo trocado por uma representação do Museu de Arte Contemporânea da cidade, projetado por Oscar Niemeyer.

    Publicidade

    ROLEAU (DE FILM)

    Continua após a publicidade

    Quem fez: Cinemateca Brasileira

    Quando: 1954

    Como foi: A imagem representa um filme passando entre as duas bobinas de um projetor. Pensou em outra coisa? Muita gente também. Mas o pessoal da Cinemateca Brasileira não se importou com as piadas, e manteve o logo.

    FREUD EXPLICA

    Quem fez: OGC (Office of Government Commerce, divisão do governo inglês)

    Quando: 2008
    Como foi: Parecia inofensivo. Mas quando funcionários do governo viraram o logo na vertical, tiveram uma surpresa – parecia um homem se masturbando. Apesar disso, o logotipo foi mantido. O governo alegou que a sequência de letras (OGC) torna o efeito inevitável.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.