GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Oráculo: Do peso da Terra ao respingo da privada

Peso de nuvem, suor de garrafa, fila indiana e Pikachu. O Oráculo sacode a poeira e está de Roupa Nova, mas Djavan é o homenageado: apenas músicas dele escritas em negrito

Edição: Felipe van Deursen Reportagem: Fronteira – Agência de Jornalismo

Passa nuvem negra
Quanto pesa uma nuvem? Meu pai sempre pergunta.

Maríndia Serzanink,
Brasília, DF

Pergunta líndia de seu pai, Maríndia. O meteorologista da Universidade Estadual Paulista Bruno Medina diz que uma única nuvem cumulonimbus, por exemplo, pode pesar 480 toneladas. É, elas são pesadas, pois podem conter água, cristais de gelo e granizo, entre outros materiais. Mas as nuvens de tempestade são muito mais pesadas, podendo passar facilmente de 1 milhão de toneladas.

Amor de índio
Por que a fila indiana é indiana?

André Luis Alexandre,
São Bernardo do Campo, SP

O nome é devido aos índios da América do Norte – e não aos indianos. Segundo Wolfgang Mieder, especialista em provérbios da Universidade de Vermont, Estados Unidos, os índios americanos aparentemente preferiam caminhar um atrás do outro. Os europeus acharam toda aquela ordem estranha e deram a isso o nome indian file, que virou a nossa “fila indiana”.

Garrafas de náufrago
Por que as garrafas suam quando estão geladas?

Giiovanna Vita,
Paiçandu, PR

“Loira e suada, (…) a cerveja estava bem geladinha”, canta Menino Público em uma música de obscuro sucesso na “rede mundial de computadores”. O que explica a suadinha é a tal da condensação, quando a água passa do estado gasoso diretamente para o estado líquido. O ar quente e úmido do ambiente resfria-se ao entrar em contato com a superfície do copo ou da garrafa gelados, formando as gotículas. “Quem usa óculos sabe que, ao sair de um carro com o ar-condicionado ligado, verá as lentes embaçadas se a temperatura do lado de fora estiver quente e o ar, úmido. É o mesmo efeito”, diz Ronald Shellard, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Visitar a Grécia no futuro
Em que ano estaríamos se não houvessem instituído uma nova contagem tendo como referência o advento do cristianismo?

Adilson Castro,
Novo Hamburgo, RS

Seria o ano da graça de 2766. São quase 500 carnavais depois da viagem no tempo narrada em Star Trek 4. É que o início da contagem estaria na provável data da fundação de Roma. O atual calendário, o gregoriano, é baseado em outro, o juliano, implantado por Júlio César em 46 a.C. “A contagem era a partir da fundação de Roma e assim continuou”, diz o historiador Pedro Paulo Funari, especialista em Roma antiga. A contagem de antes e depois de Cristo só surgiu no século 6 – d.C., por supuesto.

A mãe da criança te manda matar
Li na SUPER que um episódio de Pokémon levou 700 crianças japonesas ao hospital por causa de uma luz piscando. Mas por que ela fez tão mal?

Nathália Ribeiro,
Celadon City, Kanto*

Porque elas tinham uma tendência genética a desenvolver epilepsia fotossensível, ou seja, causada por estímulos luminosos. É o que explica Pedro André Kowacs, médico do Instituto de Neurologia de Curitiba. E o episódio em questão, Eletric Soldier Porygon, continha uma sequência prolongada de luzes fortes piscantes. Logo, as 700 crianças pararam no hospital com crises de vômito e desmaios. O episódio foi banido no mundo todo, mas dá para ver no YouTube, malandragem. Por sua conta e risco.

Sem o peso das algemas na mão
O peso da Terra é sempre o mesmo ou ele pode sofrer alterações conforme o crescimento de plantas e animais?

Renato Melo,
São Paulo, SP

É o mesmo. “O crescimento de plantas e animais pode ser visto como uma transformação da matéria já existente na Terra. Um cavalo cresce ao comer capim”, exemplifica Eder Molina, do Instituto de Geofísica da USP. A massa do planeta sofre contínuas alterações, sim, mas elas são insignificantes em relação à massa total. E os principais motivos para essa variação não são baleias brancas ou sequoias gigantes, mas a queda de meteoritos (como aquele na Rússia) e o lançamento de satélites e foguetes que deixam a superfície terrestre. Molina, aliás, lembra que o termo correto é “massa”, e não “peso”.

PÁ PUM

 

Oh, ser que nos tira das profundezas do mar da ignorância, qual o material mais caro do mundo?
José Ricardo Mendes, Crato, CE

Califórnio-252. Um quilo custa R$ 2 bilhões e só pode ser comprado por uma organização internacional. O material mais caro que você, pobrezinho, pode comprar é o dia-mante: R$ 110 milhões/kg.

Número incrível
6,5 sextilhões de toneladas é a massa da Terra.

Outro dado relevante sem nenhuma ligação
6,5 sextilhões por cento era a inflação do Zimbábue em 2008, uma das maiores na história da economia.

*Quem não mandar cidade e estado junto com a pergunta fica sujeito a piadas de mau gosto e referências ao estranho mundo de Pokémon.