Por que a pimenta faz a língua arder?
Os responsáveis pelo ardor são os alcalóides, um grupo de substâncias que têm nitrogênio em sua composição, geralmente encontrados em plantas da família das solanáceas. Quando os alcalóides atingem a língua, se encaixam em papilas gustativas, sensores que captam o gosto, localizados na sua parte posterior. As papilas são ligadas a um nervo que envia mensagens para o cérebro. O órgão decodifica a mensagem e a interpreta como um sabor picante.
A língua é dividida em áreas especializadas e só a parte detrás reconhece o ardor. “Trata-se de um ajuste fino de sensores”, explica a otorrinolaringologista Maria Emília Gadelha, do Instituto da Laringe, em São Paulo. Se a pimenta cair em qualquer outro ponto, o gosto ardente não será sentido. Da mesma forma, o doce do açúcar só pode ser percebido por aqueles sensores localizados no centro do órgão.
Percepção do sabor depende da localização da papila
O sabor da pimenta é captado pelos sensores na parte posterior da língua.
Cada região é especializada em reconhecer um tipo de gosto. As papilas gustativas da área assinalada, além de serem sensibilizadas pelos alimentos de sabor azedo e amargo, percebem também os apimentados que causam a sensação de ardor.