Por que o carro gasta mais combustível com os pneus descalibrados?
Quanto mais borracha no chão, mais motor é preciso
Pense bem da próxima vez que for ao posto e não calibrar os pneus. Além de prejudicar seu bolso (o carro vai gastar mais combustível) e seu mundo (ele vai poluir mais), vai sobrar para o seu pulso — o volante fica bem mais pesado.
Acontece que, com um pneu descalibrado, o automóvel tem mais contato com o solo. Com mais borracha se arrastando no asfalto da rua, o carro vai precisa gerar mais força, mais rotações do motor, para desenvolver a velocidade desejada.
Quem sofre primeiro é o ambiente: estima-se que a má calibração cause uma emissão extra de 595 milhões de quilogramas de CO2 só na América Latina. Depois é o seu bolso: além de reduzir em um terço a vida útil do pneu, pneus murchos fazem o consumo aumentar até 25%.
Vinte e cinco por cento. Quem gasta R$ 250 de gasolina por mês e nunca para no posto para calibrar poderia estar economizando R$ 50 — um preço caro pra preguiça.
Fatores não mecânicos que aumentam o gasto de combustível
BAGAGEIRO
Aquele trambolho sobre o carro aumenta a resistência do ar – o que é ótimo para manter um F-1 preso ao chão, mas gasta gasolina.
VIDRO ABERTO
O vento que penetra vidro adentro também reforça o atrito do veículo, principalmente em altas velocidades.
CARGA PESADA
É uma cilada, Bino! Elimine itens desnecessários do porta-malas: a longo prazo, esse peso extra vai custar muitos reais.
Fontes: José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil; Goodyear.
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Últimas ararinhas-azuis da natureza são diagnosticadas com vírus letal – comprometendo o futuro da espécie
Estudo sugere que pombos percebem o campo magnético da Terra pelos ouvidos
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







