Por que o carro gasta mais combustível com os pneus descalibrados?
Quanto mais borracha no chão, mais motor é preciso
Pense bem da próxima vez que for ao posto e não calibrar os pneus. Além de prejudicar seu bolso (o carro vai gastar mais combustível) e seu mundo (ele vai poluir mais), vai sobrar para o seu pulso — o volante fica bem mais pesado.
Acontece que, com um pneu descalibrado, o automóvel tem mais contato com o solo. Com mais borracha se arrastando no asfalto da rua, o carro vai precisa gerar mais força, mais rotações do motor, para desenvolver a velocidade desejada.
Quem sofre primeiro é o ambiente: estima-se que a má calibração cause uma emissão extra de 595 milhões de quilogramas de CO2 só na América Latina. Depois é o seu bolso: além de reduzir em um terço a vida útil do pneu, pneus murchos fazem o consumo aumentar até 25%.
Vinte e cinco por cento. Quem gasta R$ 250 de gasolina por mês e nunca para no posto para calibrar poderia estar economizando R$ 50 — um preço caro pra preguiça.
Fatores não mecânicos que aumentam o gasto de combustível
BAGAGEIRO
Aquele trambolho sobre o carro aumenta a resistência do ar – o que é ótimo para manter um F-1 preso ao chão, mas gasta gasolina.
VIDRO ABERTO
O vento que penetra vidro adentro também reforça o atrito do veículo, principalmente em altas velocidades.
CARGA PESADA
É uma cilada, Bino! Elimine itens desnecessários do porta-malas: a longo prazo, esse peso extra vai custar muitos reais.
Fontes: José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil; Goodyear.