GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quer entender o que acontece no mundo?

É só acessar o Supermundo (<a href="http://supermundo.abril.com.br">supermundo.abril.com.br</a>), o site que reúne o arquivo das revistas SUPER, MUNDO ESTRANHO e AVENTURAS NA HISTÓRIA. Fizemos um teste e separamos informações sobre alguns dos temas mais polêmicos do último mês: a morte de Farrah Fawcett e Michael Jackson, gripe, crise política no Irã e corrupção brasileira.

1.140 resultados de busca por POP
A MORTE DE ÍDOLOS POP
Farrah Fawcett e Michael Jackson, dois astros do mundo pop, morreram no mês passado. A primeira ficou famosa por mostrar seus cabelos esvoaçantes no seriado As Panteras e, como mostrou uma matéria da MUNDO ESTRANHO, por estar entre as capas da PLAYBOY mais vendidas em toda a história da revista. Já Michael Jackson teve um culpado para a sua morte anunciado pela SUPER em 2004: a música pop, uma máquina de gerar hits que o próprio Michael ajudou a criar, mas que exige tantas excentricidades dos seus astros que acaba por desfigurá-los. Essa mesma edição traz a foto de uma pessoa irreconhecível: como seria o Rei do Pop caso não houvesse feito tantas plásticas.

3.747 resultados de busca por VÍRUS
VÍRUS DA GRIPE
Não é à toa que o Brasil ficou tão assustado com a chegada da gripe suína aqui: o vírus influenza foi o que mais matou no século 20. Por sorte, não era a variação mais letal da doença – a gripe espanhola, por exemplo, matou entre 30 milhões e 100 milhões de pessoas em 1918. Em 2005, a SUPER alertou que uma nova epidemia como essa poderia gerar pânico, fechar fronteiras e até aumentar ataques terroristas. Mas várias outras matérias mostram como os médicos podem atenuar essas tragédias hoje.

1.370 resultados de busca por IRÃ
UMA NOTÍCIA NADA RECENTE
A crise política no Irã se agravou com a reeleição de Mahmud Ahmadinejad e com as manifestações questionando a legitimidade da votação. Como mostram nossas matérias, foi só o último capítulo de uma história de mais de 3 mil anos de guerras. Curiosamente, uma das armas a favor dos protestos foi a internet, uma ferramenta cujo uso político o próprio presidente do Irã ajudou a divulgar. Será que, de alguma maneira, ele pode levar a uma 3ª Guerra Mundial? Descubra em uma edição da SUPER de 2006.

344 resultados de busca por CORRUPÇÃO
ESCÂNDALOS E CORRUPÇÃO NO BRASIL
Um novo capítulo da história de escândalos da política brasileira se instaurou com a notícia dos mais de 600 atos secretos do Senado. Nenhuma novidade: em 1993, a SUPER já mostrava que a cultura individualista e a tradição de servir de alvo a exploradores tornaram o Brasil suscetível à corrupção. Mas será possível acabar com tanta lama? Sim, mas antes é preciso tomar medidas como o julgamento de crimes eleitorais em tribunais convencionais (e não em tribunais especiais) e a realização de licitações pela internet.