Tempero pode ajudar crianças a aprender melhor
Pesquisadores colocaram óleo essencial na sala durante uma tarefa escolar - e o desempenho dos pequenos melhorou.
Primeiro era ouvir Mozart. Agora, a dica para criar pequenos gênios são as essências aromáticas na sala de aula, segundo um estudo da Universidade de Northumbria, na Inglaterra, apresentado na conferência da Sociedade Britânica de Psicologia nesta quinta-feira.
Pesquisas anteriores do mesmo grupo já tinham encontrado uma erva que parecia ter um efeito positivo na cognição de adultos (e não é a erva que você está pensando). O tempero da inteligência seria o alecrim. Mais especificamente, o óleo produzido a partir do tempero. Para testar se o mesmo efeito notado em adultos se repetiria com as crianças, os cientistas dividiram 40 pequenos, com 10 e 11 anos, em duas salas de aula. Nas duas, elas tinham que fazer uma série de testes de memória, lembrando de figuras ou palavras.
Em uma das salas, os pesquisadores colocaram óleo essencial de alecrim por 10 minutos. As crianças que foram expostas ao cheiro tiveram um desempenho significativamente melhor nas tarefas que exigiam memória executiva, aquela que nos ajuda a processar as informações do dia a dia.
O motivo dessa associação entre alecrim e a melhora cognitiva ainda não foi investigado – para isso, segundo os pesquisadores, são necessários estudos com amostras bem maiores. Mas os cientistas têm algumas teses: “É possível que aromas interfiram na atividade elétrica do cérebro, ou que compostos farmacológicos da planta sejam absorvidos pela exposição [ao cheiro]”, explica Mike Moss, líder da pesquisa, em um comunicado à imprensa.
A aromaterapia, segundo ele, seria uma medida barata para melhorar a performance acadêmica nas escolas – caso ela se prove eficiente em pesquisas maiores. Por mais que outros estudos em Northumbria tenham tido resultados consistentes apontando a eficácia do alecrim, faltam experimentos que envolvam, de preferência, milhares de crianças. De outra forma, é possível o cheirinho de alecrim sirva apenas para abrir o apetite.
A tradição islandesa mais aguardada do ano: atirar passarinhos do penhasco
8 dicas estatísticas para aumentar suas chances na loteria
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como funciona o jogo do bicho?
Treino de 5 minutos já ajuda a identificar rostos falsos criados por IA, mostra estudo







