Por que a TV de tela plana é melhor do que as outras?
As superfícies curvas refletem, em várias direções, a luz que incide sobre elas. Portanto, qualquer fonte luminosa do ambiente, ao incidir sobre uma tela abaulada, terá seus raios rebatidos para o rosto do espectador, causando um certo incômodo. Já a tela plana reflete somente a luz que vem de um ângulo reduzido e, com isso, enfraquece a interferência da luz ambiente. Além disso, o painel curvo distorce o que está na tela quando não se está olhando a televisão de frente, o que não acontece com o plano, que mantém a imagem com boa qualidade.
O painel das televisões convencionais é ligeiramente curvo porque, com esse formato, o vidro resiste mais às pressões do ar, à mudança de temperatura e não se quebra com facilidade. “Os avanços tecnológicos alcançados com a ajuda do computador permitiram o desenvolvimento de um painel mais plano, sem prejuízo para sua resistência e sem riscos para os espectadores”, diz o engenheiro Roberto Varella, da Philips do Brasil.
O vaivém dos raios na telinha
A imagem é menos prejudicada na televisão de tela plana
Quando o painel tem uma curvatura, a luz do ambiente que bate na tela é refletida em todas as direções, causando incômodo para o telespectador.
Se a tela é reta, apenas a luminosidade que incidir diretamente sobre ela será refletida, aumentando o conforto visual e melhorando a imagem.