8 filmes de Natal nada óbvios para assistir este ano
Quem disse que o Natal não pode ter explosões, monstros, assassinos e seitas?

Então é Natal! E se você vai viver o clima do feriado no sofá (sem julgamentos), mas não quer assistir Esqueceram de Mim pela bilionésima vez, a gente tem a solução. Na lista abaixo, reunimos filmes que se passam durante o Natal, mas têm histórias que não giram em torno da data festiva.
1) De Olhos Bem Fechados (1999)

Este foi o último filme dirigido por Stanley Kubrick, que morreu quatro meses antes do lançamento. Devido à meticulosidade do diretor, o que seriam seis meses de gravação acabaram se tornando dois anos. E Nicole Kidman, uma das estrelas, já declarou que ficaria gravando por um terceiro ano se fosse necessário. No filme, Kidman e Tom Cruise são um casal em crise que acaba esbarrando numa perigosa sociedade secreta. Não fez sucesso no lançamento, mas se tornou cult ao longo dos anos.
2) Gremlins (1984)

Em busca de um presente de Natal para o filho, um inventor visita uma loja de antiguidades e acaba encontrando um monstrinho fofo, um “mogwai”. O pet perfeito? Nem tanto: se você desrespeitar as regras e molhá-lo ou alimentá-lo depois da meia-noite, o bicho produz outras criaturas, muito menos fofas e muito mais perigosas: os gremlins. Dirigido por Joe Dante, um dos nomes mais criativos de Hollywood nos anos 80, este longa é nostalgia com qualidade.
3) Beijos e Tiros (2005)

Na época em que o filme foi gravado, Robert Downey Jr. ainda estava se recuperando do vício em drogas e tinha parte de seu salário retido até o fim das filmagens como um seguro contra qualquer coisa que pudesse fazer para comprometer a produção. Nesta comédia de humor negro, ele interpreta um criminoso que acidentalmente passa num teste para atores e é enviado para Hollywood para fazer laboratório durante o Natal.
4) Batman: O Retorno (1992)

O Pinguim estraga o Natal! Vale a pena revisitar a Gotham City de Tim Burton de tempos em tempos, não só pela história que ela conta, mas pelo modo como redefiniu o Batman para todas as mídias, incluindo os quadrinhos. A direção de arte impecável e as performances fantásticas de Michelle Pfeiffer e Danny DeVito como os vilões dão o tempero do longa, que só desliza na falta de cenas de ação.
5) Um Homem de Família (2000)

Nesta época, Nicolas Cage estava no auge da sua carreira, estrelando filmes de ação como A Rocha e A Outra Face. Aqui, ele é um executivo que abandonou o amor da sua vida para investir na carreira. Rico e solitário, ele tem a chance de visitar uma realidade paralela onde fez a escolha certa. É o tipo de filme que foi reprisado à exaustão nos anos 2000 e ganhou um lugar na memória afetiva de todo mundo que viveu essa época.
6) Duro de Matar (1988)

Já foi provado cientificamente: Duro de Matar é um filme de Natal. John McClane (Bruce Willis) é um detetive que invade um prédio tomado por terroristas para resgatar sua esposa durante a festa de Natal. Curiosidade: uma das cenas do filme, em que Willis pula de uma garagem de cinco andares, foi colocada no primeiro dia de filmagens para caso o ator morresse na gravação e precisasse ser substituído. E ele quase morreu mesmo!
7) Edward Mãos de Tesoura (1990)

No começo dos anos 90, ninguém era mais cool que Winona Ryder, Johnny Depp e Tim Burton, e este filme reúne os três. O personagem-título é um humanóide com tesouras no lugar das mãos e que, descoberto abandonado em uma mansão gótica, vai viver com uma família comum e se torna o mascote da cidade — até as coisas começarem a dar errado. O tipo de sessão da tarde que a gente não vê mais por aí.
8) Homem de Ferro 3 (2013)

O que fazer quando seu super-herói fica forte demais e nenhum inimigo seria bom o suficiente para vencê-lo? Você tira os poderes dele! Bem, no caso de Tony Stark, você tira o dinheiro. O filme faz muitas escolhas estranhas, como o falso Mandarim e o vilão que cospe fogo pela boca (culpe os quadrinhos, isso veio de lá), mas a história é charmosa. E colocar Tony convivendo com uma criança sem pai na época de Natal é algo que realmente ajudou o personagem a crescer. Ei, Marvel, por que você não faz mais filmes assim?