9 espécies animais com nomes inspirados em Star Wars
Conheça os bichos cujos nomes homenageiam Darth Vader, Luke Skywalker, Chewbacca, Yoda e cia.
Por Tiago Jokura
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 23 out 2020, 17h03 - Publicado em 23 jun 2017, 15h31
Há muito tempo atrás, uma galáxia muito, muito distante começou a mudar o mundo – isso já faz 40 anos, você está cansado de saber.
O que poucos sabem é que a ficção virou realidade científica graças a biólogos entusiastas de Star Wars. Graças a esses fãs cientistas, várias espécies animais foram batizadas em homenagem a personagens como Darth Vader, Luke Skywalker e cia. Confira algumas delas a seguir.
1/9 Este artrópode, o Darthvaderum greensladeae, foi batizado na Austrália, em 1996. Tudo graças a essa imagem de microscópio, que fez o autor do estudo que revelou a espécie ao mundo, Glenn Hunt, se lembrar do vilão de Star Wars. (Australian Museum / Divulgação/Reprodução)
2/9 Este macaco (Hoolock tianxing) é a espécie mais recente da lista, batizada em janeiro de 2017.O nome surgiu porque os indivíduos vivem no alto de florestas do sudoeste da Ásia e "caminham no céu" para se locomover de uma árvore para a outra. Apesar de terem sido descobertos há tão pouco tempo, já estão em risco de extinção. As principais ameaças são a diminuição territorial de seu hábitat e as caçadas. (CBS / Reprodução/Reprodução)
3/9 Eis o Trigonopterus chewbacca, que homenageia uma dos personagens mais queridos da saga. Este gorgulho foi descoberto em abril de 2016 na ilha de Nova Guiné. Mas por que um bichinho tão pequeno e sem pelos teria o nome inspirado em Chewie? A explicação dos cientistas está nas densas escamas observadas nas patas e na cabeça do bichinho. (Van Dam & Riedel / Reprodução/Reprodução)
4/9 Este verme marinho (Yoda purpurata) é o único invertebrado da lista, descoberto em 2012 nas profundezas do Atlântico Norte. As asas do bicho lembram as orelhas características do pequeno grande mestre Jedi. (David Shale / Reprodução/Reprodução)
5/9 A Força é forte na Tetramorium jedi, formiga que vive nas florestas tropicais de Madagascar. "A nova espécie foi nomeada com base nos sábios guardiões da paz de Star Wars", escreveram os pesquisadores que revelaram o inseto ao mundo em 2012. (AntWeb / Reprodução/Reprodução)
6/9 Olha o Chewie de novo na lista. Os pelos abundantes dessa mariposa mexicana foram a inspiração para que ela fosse batizada como Wockia chewbacca. A primeira publicação a mencioná-la é de 2009. (Wikimedia Commons / Reprodução/Reprodução)
7/9 Único animal extinto da lista, o Xenokeryx amidalae, homenageia uma personagem que também deixou saudades na saga. Detalhes dos olhos, dos chifres e do formato da cabeça deste parente ancestral das girafas fizeram paleontologistas lembrarem-se da rainha Padmé Amidala, amada de Anakin Skywalker e mãe de Leia e Luke. (Wikimedia Commons / Reprodução/Reprodução)
8/9 O Peckoltia greedoi foi descrito pela primeira vez em 2015. No artigo que descreve a espécie, o autor Jonathan Armbruster menciona que a espécie foi batizada por causa de Greedo , o caçador de recompensas morto por Han Solo no primeiro filme da franquia. (Wikimedia Commons / Reprodução/Reprodução)
9/9 Esta aranha predadora californiana teve seu nome escolhido por causa do Sarlacc, criatura encontrada no Grande Poço de Carkoon, em Tatooine (planeta em que nasceu Luke Skywalker) e que engolia o que viesse pela frente. A Aptostichus sarlacclevou esse nome, em 2012, por causa de sua estratégia de construir um alçapão e se esconder nele para atacar suas presas. (Wikimedia Commons / Reprodução/Reprodução)
Água, a substância mais estranha da face da TerraA água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.