Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Conexões do botoque ao botox

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h05 - Publicado em 25 Maio 2011, 22h00

Fábio Marton

Botoque

É um adereço usado por várias tribos brasileiras, como os aimorés (também conhecidos como botocudos) e os caiapós, liderados pelo famoso cacique Raoni. Consiste de um disco de madeira usado para alargar o lábio inferior. Mas o nome botoque não é indígena: vem de uma antiga palavra portuguesa para…

Rolha

Quando chegaram ao Brasil, os portugueses acharam que o adereço dos índios se parecia com uma rolha de barril – e o batizaram como tal. E, além de inspirar os portugueses e conservar bebidas e alimentos, a rolha também teve papel crucial na evolução da ciência. Tudo graças ao biólogo britânico…

Robert Hooke

Hooke (1635-1703) descobriu que, quando ampliadas, as rolhas lembravam colmeias – estavam cheias de pequenas subdivisões que ele chamou de células (“quartinho”, em latim). Hooke escreveu um livro a respeito. Foi o marco zero da microbiologia, que permitiu começar a identificar os micróbios causadores de doenças. Como o…

Clostridium botulinum

Em 1895, o médico belga Émile van Ermengem analisou um presunto estragado que havia matado 3 pessoas e nele encontrou o Clostridium – causador do botulismo, uma doença que paralisa os músculos. Ela é provocada pela toxina botulínica, veneno que é produzido pelo Clostridium. E também é o princípio ativo do…

Continua após a publicidade

Botox

Em 1989, o cirurgião Richard Clark teve uma ideia para acabar com as rugas: injetar toxina botulínica no rosto das pacientes, paralisando seus músculos faciais. Hoje o Botox é usado por 2,5 milhões de pessoas só nos EUA. E modifica a expressão facial de seus adeptos – em alguns casos tão profundamente quanto o botoque.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.