Quem nunca se divertiu com desenhos animados que jogue a primeira torta! Sim, vamos falar dos mais clássicos dos clássicos: Os senados Hanna-Barbera. Lembra como a gente torcia pelos competidores da Corrida Maluca? E aquela resmungona hiena, o Hardy, como era irritante, não? Nossa, como eram repetitivas as narrações do Jambo & Ruivão. Quantas cestas de piquenique o Zé Colmeia deve ter surrupiado? E o Manda-Chuva com aquela mania de riqueza? Pobre gato, literalmente. Bons tempos. Mas o bom mesmo é nos lembrarmos deles…
DESDE OS PRIMÓRDIOS
O primeiro trabalho foi Puss Gets the Boot (1940), que apresentou a dupla de gato e rato mais famosa da história. Tom & Jerry. O desenho virou mania e foi aclamado pela crítica, recebendo 22 indicações ao Oscar e conquistando sete dessas estatuetas.
CELEBRIDADES
Tom & Ierry ficaram tão célebres que chegaram ao cinema. Em 1945, o roedor Jerry e Gene Kelly dançaram lado a lado em Marujos do Amor. Tom nadou com a voluptuosa Esther Williams em Salve a Campeã (1953).
A DUPLA
Durante mais de 60 anos de parceria, William Hanna e Joseph Barbera, verdadeiros deuses da animação, criaram uma igualmente famosa coleção de desenhos animados. Curiosamente, nenhum deles começou no ramo da animação – Hanna era engenheiro e Barbera, banqueiro.
O IMPÉRIO
Em 1957 foi fundada a – Hanna-Barbera Productions e o estúdio entrou para a história com, entre outras jóias, Wally Gator, Os Impassíveis, Formiga Atômica e Carangos e Motocas.
MÚSICA DA BOA
Hanna era apaixonado por jazz. Repare bem na sonoridade dos desenhos. Gêneros como salsa e bossa nova apareceram mais tarde em Tom & Jerry, quando o criador veio a se aprofundar nos ritmos latinos.
BIZARRO
A dupla Hanna-Barbera gostava de bizarrice. Mas as idéias não nasciam do nada. O próprio nome do cachorro Scooby-Doo veio de um refrão da música “Strangers in the Night”, de Frank Sinatra. É que numa certa parte da canção, quando Sinatra substituía a letra normal por palavras inventadas, ele dizia algo como Do-be-do-be do! Bem, foi daí que a equipe Hanna-Barbera se inspirou.
LEILÃO ANIMADO
Um computador online e um cartão de crédito internacional. Isso basta para que você, que é doido por Hanna-Barbera, saia batendo o martelo pelos vários leilões virtuais da internet:
https://www.animationalley.com
https://www.animationcelection.com
https://www.justkidsnostalgia.com