Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Filmes liderados por elencos femininos tendem a ganhar notas piores de usuários e críticos homens

Levantamento indica um desequilíbrio nas avaliações feitas no agregador de críticas Rotten Tomatoes

Por Jessica Soares
Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 15 jul 2016, 15h15

Quando tem algo estranho na vizinhança, há um novo time que você pode chamar – e, por aqui, a gente está bem feliz com a notícia. Caça-Fantasmas, filme que dá nova vida à franquia iniciada na década de 1980 com um novo quarteto de especialistas do paranormal (formado pelas atrizes Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones), chegou aos cinemas brasileiros na quinta (14). E, apesar de ter recebido críticas favoráveis e contar atualmente com 73% de aprovação no Rotten Tomatoes, um levantamento feito pelo portal Salon indica um desequilíbrio nas avaliações do longa no agregador de críticas cinematográficas e televisivas e um dos principais termômetros da recepção de produções audiovisuais. Até 12 de julho, 77% dos críticos que avaliaram mal o filme eram homens. Por outro lado, 84% das mulheres fizeram avaliações positivas do longa-metragem liderado pelo novo time de caça-fantasmas.

Na data, havia uma diferença de 10 pontos percentuais entre as avaliações de críticos homens e mulheres. No IMDb, principal base de dados de informações de produções audiovisuais, o desequilíbrio é ainda maior: o longa-metragem apresenta, em 15 de julho, a baixíssima nota 4,3 em uma escala de 1 a 10 – e quem está jogando para baixo a nota do filme são os usuários homens. Segundo dados do site, enquanto mulheres de todas as idades avaliaram o filme com nota média de 7,7, homens deram uma nota média de 3,7 para o longa. Comparativamente, a nota atual do filme no portal IMDb é a mesma que tem a bomba Quarteto Fantástico, que recebeu a Framboesa de Ouro em 2015, prêmio que “homenageia” as piores produções do ano.

A pontuação (ainda que subjetiva e uma medida incerta para a qualidade do filme) é injusta – e não se trata de um caso isolado. “As mulheres estão acostumadas a se identificarem ativamente com o protagonista de um filme liderado por homens. É isso que nós fizemos durante todas as nossas vidas. Você leu os livros de história, você leu a grande literatura, Shakespeare – são todos caras. Mas eles nunca tiveram que fazer o contrário. E a coisa mais difícil para mim, como atriz, é ter uma história em que os homens do público sintam que entendem o que está se passando. É coisa muito difícil para eles se colocar no lugar da protagonista feminina”, afirmou, em um painel realizado no ano passado, a premiadíssima atriz Meryl Streep. 

Por o “cara comum” ser tratado muitas vezes como o modelo padrão de protagonista em produtos visuais, isso afeta não apenas como os filmes liderados por mulheres são recebidos, mas também como são avaliados. E não ajuda que, como dita o jogo em Hollywood, no campo da crítica cinematográfica especializada as mulheres também sejam minoria – já falamos por aqui, mas não custa repetir: há menos oportunidades para mulheres e para artistas negras e negros no cinema, e esta é uma realidade também na TV.

O estudo Thumbs Down 2016: Top Film Critics and Gender, desenvolvido pelo grupo de pesquisa da San Diego State University (EUA) e que investiga a presença e a representação da mulher na televisão e no cinema, apontou que os principais críticos do Rotten Tomatoes são homens. O estudo considerou um total de 5.776 críticas escritas por 247 dos chamados “top critics” – nata de escritores e escritoras influentes que trabalham em publicações impressas que estão entre os 10% veículos de maior circulação dos Estados Unidos, emissoras nacionais ou em veículos online com mais de 1,5 milhões de visitantes únicos mensais. No primeiro semestre de 2016, homens representavam 73% dos “top critics” do site, enquanto as mulheres eram apenas 27%.

Os números gerais do agregador de críticas seguem o mesmo descompasso: dos críticos cinematográficos empregados por veículos da imprensa, homens representam 74% e as mulheres são apenas 26%. Entre autônomos, eles são 75%; elas, 25%. Homens escrevem mais resenhas de filmes em todos os gêneros do que as mulheres e são elas que resenham mais longas-metragens estrelados por atrizes – 34% das críticas assinadas por mulheres tratavam de filmes com protagonistas femininas, enquanto apenas 24% dos longas avaliados por homens tinham mulheres à frente do elenco (um dado que o estudo não consegue identificar se está relacionado a gostos pessoais dos profissionais ou decisões editoriais dos veículos que os empregam).

Continua após a publicidade

A pesquisa aponta que, ainda que a avaliação feita por homens e mulheres sobre longas-metragens com protagonistas femininas não seja discrepante em todos casos (a pontuação média conferida aos filmes por ambos sexos foi de 66% de Tomates Frescos), homens têm espaço desproporcional nesses campos. Além disso, analisando individualmente outras produções audiovisuais, é possível notar que profissionais homens e mulheres receberam de forma bem diferente produções lideradas por nomes femininos – e não apenas em casos em que atrizes assumem uma franquia com elenco previamente masculino, como no caso de Caça-Fantasmas.

O portal Salon também lançou um olhar sobre alguns dos filmes liderados por elencos femininos lançados na última década e são poucos o que receberam avaliações equilibradas de homens e mulheres. A Espiã Que Sabia de Menos (2015), filme também dirigido por Paul Feig e estrelado por Melissa McCarthy, é a produção em que essa diferença é mais gritante – neste caso, todos os críticos agregados pelo Rotten Tomatoes que não gostaram do filme eram homens. Confira abaixo:

Meninas Malvadas (2004) 
Nota no Rotten Tomatoes: 83
Críticas negativas assinadas por homens: 75%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 82%

Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005)
Nota no Rotten Tomatoes: 77
Críticas negativas assinadas por homens: 77%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 83%

Em Seu Lugar (2005)
Nota no Rotten Tomatoes: 75
Críticas negativas assinadas por homens: 78%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 76%

Continua após a publicidade

Missão Madrinha de Casamento (2011)
Nota no Rotten Tomatoes: 90
Críticas negativas assinadas por homens: 78%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 88%

A Escolha Perfeita (2012)
Nota no Rotten Tomatoes: 80
Críticas negativas assinadas por homens: 93%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 94%

A Escolha Perfeita 2 (2015)
Nota no Rotten Tomatoes:  66
Críticas negativas assinadas por homens: 75%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 66%

A Espiã Que Sabia de Menos (2015)
Nota no Rotten Tomatoes: 94
Críticas negativas assinadas por homens: 100%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 100%

Um Senhor Estagiário (2015)
Nota no Rotten Tomatoes: 61
Críticas negativas assinadas por homens: 81%
Mulheres que escreveram críticas positivas: 70%

Continua após a publicidade

Nos filmes analisados pelo portal, avaliações negativas masculinas foram responsáveis por uma queda média de 5,25 pontos na avaliação geral do filme – um número que provavelmente só vai diminuir quando mais mulheres tiverem voz no campo da crítica especializada e mais filmes protagonizados por mulheres chegarem às telonas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.