GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Game of Thrones é tema de mais de 250 mil playlists do Spotify

Muito além de Ed Sheeran: de listas temáticas a um disco com músicas exclusivas, dá para acompanhar a série também com fones de ouvido.

Game of Thrones e música andam lado a lado. E não, não estamos falando da (controversa) participação do cantor Ed Sheeran na sétima temporada. Com a estreia dos episódios finais marcada para o próximo domingo (14), os fãs da saga estão buscando outro meio para matar a saudade da série (além dos livros e dos próprios episódios): playlists do Spotify.

De acordo com um levantamento da empresa, existem, atualmente, mais de 250 mil listas temáticas de músicas relacionadas a Game of Thrones. Elas vão desde playlists originais, do canal HBO, por exemplo, até as montadas por fãs, baseadas em algum tema ou personagem específico.

Veja também

Neste último caso, quem leva a melhor é Tyrion Lannister. O personagem de Peter Dinklage é o mais popular no quesito número de playlist, com cerca de 7,7 mil relacionadas a ele, como esta aqui. É uma “vitória” que faz sentido: considerando o tempo de tela, Tyrion é o personagem mais popular da série, com 4h53min (quase meia hora a mais que o segundo colocado, Jon Snow).

Confira a lista completa dos dez personagens com o maior número de playlists relacionadas:

1 – Tyrion Lannister

2 – Hodor

3 – Jon Snow

4 – Cersei Lannister

5 – Arya Stark

6 – Samwell Tarly

7 – Sansa Stark

8 – Melisandre

9 – Khal Drogo

10 – Jaime Lannister

Música em Westeros

Desde janeiro de 2016, o Spotify contabiliza mais de 280 milhões de execuções das músicas ligadas à série em todo o mundo. As duas mais ouvidas são, respectivamente, “Light of The Seven“, tocada no final da sexta temporada, quando (spoiler) Cersei Lannister explode o Septo de Baelor; e a música-tema da saga, tocada na abertura dos episódios.

Quem está por trás destas músicas é o iraniano Ramin Djawadi, compositor responsável trilha sonora de Game of Thrones. Ramin já participou de mais de 100 produções no cinema e na televisão, como Prison Break, Westworld e Homem de Ferro. Dá para segui-lo no Spotify também.

E quem são os maiores ouvintes do gênero? De acordo com o Spotify, os americanos são os que mais consomem as músicas da série. Em segundo lugar estão os alemães, seguidos pelos britânicos. E o Brasil está no top 10: ocupamos o sexto lugar no ranking.

Game of Thrones inspira também outras produções dentro do serviço de streaming. Para quem sabe inglês, há podcasts especiais que abordam o universo da série, falando sobre livros de George R.R. Martin e até as teorias mais bizarras sobre o final da saga. O mais famoso deles é o Binge Mode (“Binge” é uma expressão em inglês relacionada ao ato de “maratonar” uma série).

Além disso, há também listas criadas em parceria com a HBO, como as playlists temáticas para cada uma das Casas de Game of Thrones. Mas a mais curiosa de todas talvez seja a “Game of Thrones: The End Is Coming” (“O fim está próximo”, em inglês), uma playlist feita com a curadoria dos criadores da série, David Benioff e DB Weiss. Nada de trilhas instrumentais ou canções medievais: a ideia desta é transmitir a mesma sensação que eles tiveram ao desenvolver os episódios da última temporada.

Tem de tudo: Johnny Cash, Led Zeppelin, Rage Against the Machine, Gun N’Roses…É a segunda playlist que Benioff e Weiss criam para o serviço. Desta vez, eles disseram, inclusive, que as músicas podem dar pistas para o final da série. Será?

CD de Aço (Valiriano)

O sucesso de Game of Thrones não se restringe somente ao streaming. No dia 26 de abril, quando a última temporada já terá estreado, será lançado o álbum For the Throne, uma parceria da HBO com a gravadora Columbia Records.

O projeto havia sido anunciado no ano passado, mas só agora a data de estreia e os artistas foram divulgados – dentre eles, Mumford and Sons, SZA, Travis Scott e The Weeknd. Todas as faixas serão inéditas e inspiradas na série, e os discos poderão ser comprados em até 11 variações tematizadas com as cores das Casas. Haja grana para ser fã de música em Westeros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s