Clique e assine a partir de 8,90/mês

Guia de baladas: O verão vai ser quente…

... Para quem gosta de balada. As atrações que devem passar pelo Brasil entre o fim deste ano e o começo do próximo é enorme. Com este pequeno guia, você não vai ter desculpa para perder as festas.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 30 nov 2003, 22h00

Gaía Passarelli

A quantidade de DJs e produtores de primeira linha que desembarcam no Brasil neste verão é de tirar o fôlego. Prepare a agenda, as pernas… e o bolso!

TECNO

Nem vamos listar todos os que passaram por aqui durante o ano. É só dizer que, em novembro, tivemos Laurent Garnier e Carl Cox na mesma semana! Renato Cohen se consagrou lá fora, Mau Mau lança seu disco e comemora quase 15 anos de bons serviços prestados à música. Brasil, país do tecno? Responder a essa pergunta com um “sim” está cada vez mais perto da verdade. O duo escocês Slam vem apresentar sua Positive Education no começo de dezembro. Tocam dia 5 em festa da marca de roupas Slam, no Cine Ideal, no Rio, e no dia 6 abrem a temporada de verão do Sirena, em Maresias. Nas mesmas datas o DJ e produtor Trevor Rockcliffe, uma das melhores atrações do Skol Beats 2003, volta ao Brasil para tocar no aniversário do Clube Vibe, em Curitiba e em uma edição especial da Rave Fulltronic, em Porto Alegre.

Continua após a publicidade

No revéillon do Rio, o núcleo Circuito prepara uma festa para a virada do ano. O line-up tem dois convidados do primeiro time do tecno mundial: o francês Terence Fixmer e seu electro industrial e a DJ alemã Miss Yetti. A Circuito também vai reeditar o Clube de Verão, que acontece durante três finais de semana seguidos em São Paulo. Se você gosta de lenha, pode começar a afiar o machado: vai ter DJ Rush e Marco Remus, o sérvio Marko Nastic e o retorno da dupla dinâmica Umek e Valentino Kanziani, da Eslovênia. Tudo isso a partir de 31 de janeiro.

A SmartBiz vai trazer o DJ Valium (Gigolo Records) e o tecnero Paul Nazca. Mas o nome que todos esperam é Luke Slater, um dos papas do tecno mundial. Ele volta ao Brasil para mais uma edição da Smartbiz Party, em pleno Carnaval. Outro que deve vir pegar uma cor (vermelha?) é Fergie, um irlandês que trocou a hard-house pelo tecno. Fergie vem mostrar o novo case em Brasília, Balneário Camboriú e Maresias. As datas ainda não foram divulgadas.

Do lado menos lenha, o D-Edge, que tem casas em Campo Grande e São Paulo, também fechou a segunda vinda ao Brasil do mestre Kevin Saunderson. Considerado um dos inventores do estilo, ao lado de Juan Atkins e Derrick May, Saunderson esteve no país em 1998, numa apresentação histórica no Clube B.A.S.E. Finalmente (ufa!): em março pode ser a vez do produtor francês Agoria, um dos mais talentosos nomes do tecno francês atual, que mistura a energia e melodia como poucos.

HOUSE

Continua após a publicidade

O D-Edge paulistano traz ainda este ano Nathan Coles, um dos maiores nomes do tech-house inglês. Ele deve passar pela casa no dia 6 de dezembro, depois de tocar no Rio e em Belo Horizonte, em uma turnê armada pela Agência Filtro. A casa também promete para o começo de 2004 gente forte do underground mundial, como o trio alemão de deep house Tiefschwarz, a sensacional deep-funk-house do duo belga Swirl People e o sueco Tony Senghore, o produtor que esteve no case de onze entre dez DJs de house este ano (não perca a reportagem sobre house “jamanta”, especialidade de Senghore, na página 50). O house latino de Ian Pooley (do hit “Coração Tambor”) também deve chegar ao Brasil pelas mãos da agência Smartbiz. E a programação não acabou. Luke Solomon, sócio do selo Classic, volta ao Brasil para uma série de festas. A apresentação de Solomon na festa Freak Chic, no D-Edge, foi histórica. Se você perdeu, dessa vez não tem desculpa. Ele volta ao D-Edge-SP em 19 de dezembro, passa pela sede, em Campo Grande no dia 20 e promete quebrar tudo em uma festa em um barco no mar carioca, dia 28 e em uma festa aberta para 500 pessoas, dia 29.

ELECTRO

O ampgalaxy, de São Paulo, que este ano trouxe Larry Tee e Johnny Slut, promete para o começo de dezembro o hypado duo brasileiro Tetine, agora radicado em Londres. O clube também aventa a possibilidade de promover um minifestival de electro para o final de janeiro. Fã do estilo? Pode começar a torcer!

No réveillon, tem de novo o kaiser da Gigolo Records, DJ Hell. Helmut Geier (esse é o nome do rapaz) já esteve aqui no começo deste ano. Pelo jeito gostou do verão brasileiro. Ele toca dia 28 de dezembro numa balada conjunta dos clubes Lov.e e Ultralounge e da agência Smartbiz. No mesmo dia, o top sueco Jori Hulkkonen faz um DJ set e apresenta sua performance ao vivo como Zyntherius, que fez fama com o canadense Tiga com a versão electro de “Sunglasses at Night”. Por falar em Tiga, o moço promete pousar no Brasil durante o Carnaval 2004.

Continua após a publicidade

TRANCE E PROGRESSIVE

Está confirmadíssima a vinda do DJ holandês Tiesto para mais uma edição do Heineken Thirst. Tiesto, atual bicampeão da votação anual da revista DJ Magazine dos 100 melhores disc-jóqueis do mundo, é um dos nomes que põem aquele sorriso bobo na cara dos fãs de trance e progressive house em todo o globo. Serão duas festas: dia 13 de fevereiro no Pier Mauá, no Rio, e dia 14, em local ainda a ser definido, em São Paulo.

No réveillon, tem festa para 1 500 pessoas com o top inglês Pete Tong, estrela maior da Radio 1 londrina, na Ilha da Mandala, em Angra dos Reis. Alugada para a temporada pelo clube Sirena, a ilha deve ter uma programação forte de house, tribal e progressive. No Carnaval, Balneário Cam-boriú e São Paulo recebem a hou-se tribal do inglês Steve Lawler.

Do lado psicodélico, as raves seguem firmes e fortes. O núcleo Tribe/Solaris faz uma festa para comemorar seus três anos de vida, no dia 13 de dezembro. E um gigantesco Festival Solaris está prometido para o meio do Carnaval. Toda a cena trance/psicodélica vai para o meio do mato, com DJs e live acts tocando durante cinco dias seguidos.

Continua após a publicidade

Cansou só de ler? Então espere essa turma chegar por aqui…

Internet

Os sites abaixo têm informações atualizadas sobre baladas. Confira os detalhes antes de sair de casa

Baladaplanet – http://www.baladaplanet.com.br

Oba Oba – http://www.obaoba.com.br

Rraurl – http://www.rraurl.com

Continua após a publicidade

Poa Vibe – http://www.poavibe.com.br

Circuito – http://www.circuitotechno.net

Smartbiz – http://www.smartbiz.com.br

Publicidade