GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Guia de baladas: O verão vai ser quente…

... Para quem gosta de balada. As atrações que devem passar pelo Brasil entre o fim deste ano e o começo do próximo é enorme. Com este pequeno guia, você não vai ter desculpa para perder as festas.

Gaía Passarelli

A quantidade de DJs e produtores de primeira linha que desembarcam no Brasil neste verão é de tirar o fôlego. Prepare a agenda, as pernas… e o bolso!

TECNO

Nem vamos listar todos os que passaram por aqui durante o ano. É só dizer que, em novembro, tivemos Laurent Garnier e Carl Cox na mesma semana! Renato Cohen se consagrou lá fora, Mau Mau lança seu disco e comemora quase 15 anos de bons serviços prestados à música. Brasil, país do tecno? Responder a essa pergunta com um “sim” está cada vez mais perto da verdade. O duo escocês Slam vem apresentar sua Positive Education no começo de dezembro. Tocam dia 5 em festa da marca de roupas Slam, no Cine Ideal, no Rio, e no dia 6 abrem a temporada de verão do Sirena, em Maresias. Nas mesmas datas o DJ e produtor Trevor Rockcliffe, uma das melhores atrações do Skol Beats 2003, volta ao Brasil para tocar no aniversário do Clube Vibe, em Curitiba e em uma edição especial da Rave Fulltronic, em Porto Alegre.

No revéillon do Rio, o núcleo Circuito prepara uma festa para a virada do ano. O line-up tem dois convidados do primeiro time do tecno mundial: o francês Terence Fixmer e seu electro industrial e a DJ alemã Miss Yetti. A Circuito também vai reeditar o Clube de Verão, que acontece durante três finais de semana seguidos em São Paulo. Se você gosta de lenha, pode começar a afiar o machado: vai ter DJ Rush e Marco Remus, o sérvio Marko Nastic e o retorno da dupla dinâmica Umek e Valentino Kanziani, da Eslovênia. Tudo isso a partir de 31 de janeiro.

A SmartBiz vai trazer o DJ Valium (Gigolo Records) e o tecnero Paul Nazca. Mas o nome que todos esperam é Luke Slater, um dos papas do tecno mundial. Ele volta ao Brasil para mais uma edição da Smartbiz Party, em pleno Carnaval. Outro que deve vir pegar uma cor (vermelha?) é Fergie, um irlandês que trocou a hard-house pelo tecno. Fergie vem mostrar o novo case em Brasília, Balneário Camboriú e Maresias. As datas ainda não foram divulgadas.

Do lado menos lenha, o D-Edge, que tem casas em Campo Grande e São Paulo, também fechou a segunda vinda ao Brasil do mestre Kevin Saunderson. Considerado um dos inventores do estilo, ao lado de Juan Atkins e Derrick May, Saunderson esteve no país em 1998, numa apresentação histórica no Clube B.A.S.E. Finalmente (ufa!): em março pode ser a vez do produtor francês Agoria, um dos mais talentosos nomes do tecno francês atual, que mistura a energia e melodia como poucos.

HOUSE

O D-Edge paulistano traz ainda este ano Nathan Coles, um dos maiores nomes do tech-house inglês. Ele deve passar pela casa no dia 6 de dezembro, depois de tocar no Rio e em Belo Horizonte, em uma turnê armada pela Agência Filtro. A casa também promete para o começo de 2004 gente forte do underground mundial, como o trio alemão de deep house Tiefschwarz, a sensacional deep-funk-house do duo belga Swirl People e o sueco Tony Senghore, o produtor que esteve no case de onze entre dez DJs de house este ano (não perca a reportagem sobre house “jamanta”, especialidade de Senghore, na página 50). O house latino de Ian Pooley (do hit “Coração Tambor”) também deve chegar ao Brasil pelas mãos da agência Smartbiz. E a programação não acabou. Luke Solomon, sócio do selo Classic, volta ao Brasil para uma série de festas. A apresentação de Solomon na festa Freak Chic, no D-Edge, foi histórica. Se você perdeu, dessa vez não tem desculpa. Ele volta ao D-Edge-SP em 19 de dezembro, passa pela sede, em Campo Grande no dia 20 e promete quebrar tudo em uma festa em um barco no mar carioca, dia 28 e em uma festa aberta para 500 pessoas, dia 29.

ELECTRO

O ampgalaxy, de São Paulo, que este ano trouxe Larry Tee e Johnny Slut, promete para o começo de dezembro o hypado duo brasileiro Tetine, agora radicado em Londres. O clube também aventa a possibilidade de promover um minifestival de electro para o final de janeiro. Fã do estilo? Pode começar a torcer!

No réveillon, tem de novo o kaiser da Gigolo Records, DJ Hell. Helmut Geier (esse é o nome do rapaz) já esteve aqui no começo deste ano. Pelo jeito gostou do verão brasileiro. Ele toca dia 28 de dezembro numa balada conjunta dos clubes Lov.e e Ultralounge e da agência Smartbiz. No mesmo dia, o top sueco Jori Hulkkonen faz um DJ set e apresenta sua performance ao vivo como Zyntherius, que fez fama com o canadense Tiga com a versão electro de “Sunglasses at Night”. Por falar em Tiga, o moço promete pousar no Brasil durante o Carnaval 2004.

TRANCE E PROGRESSIVE

Está confirmadíssima a vinda do DJ holandês Tiesto para mais uma edição do Heineken Thirst. Tiesto, atual bicampeão da votação anual da revista DJ Magazine dos 100 melhores disc-jóqueis do mundo, é um dos nomes que põem aquele sorriso bobo na cara dos fãs de trance e progressive house em todo o globo. Serão duas festas: dia 13 de fevereiro no Pier Mauá, no Rio, e dia 14, em local ainda a ser definido, em São Paulo.

No réveillon, tem festa para 1 500 pessoas com o top inglês Pete Tong, estrela maior da Radio 1 londrina, na Ilha da Mandala, em Angra dos Reis. Alugada para a temporada pelo clube Sirena, a ilha deve ter uma programação forte de house, tribal e progressive. No Carnaval, Balneário Cam-boriú e São Paulo recebem a hou-se tribal do inglês Steve Lawler.

Do lado psicodélico, as raves seguem firmes e fortes. O núcleo Tribe/Solaris faz uma festa para comemorar seus três anos de vida, no dia 13 de dezembro. E um gigantesco Festival Solaris está prometido para o meio do Carnaval. Toda a cena trance/psicodélica vai para o meio do mato, com DJs e live acts tocando durante cinco dias seguidos.

Cansou só de ler? Então espere essa turma chegar por aqui…

Internet

Os sites abaixo têm informações atualizadas sobre baladas. Confira os detalhes antes de sair de casa

Baladaplanet – http://www.baladaplanet.com.br

Oba Oba – http://www.obaoba.com.br

Rraurl – http://www.rraurl.com

Poa Vibe – http://www.poavibe.com.br

Circuito – http://www.circuitotechno.net

Smartbiz – http://www.smartbiz.com.br