Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Manual: como começar o próprio podcast?

Da ideia à distribuição, passando pela edição, veja dicas para lapidar o seu programa – e fazer com que ele se destaque no mundo do áudio.

Por Rafael Battaglia
16 dez 2022, 10h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ilustração de um notebook, um microfone e um fone de ouvido.
     (Luísa Videira/Superinteressante)

    1 – Escolha bem o tema

    Publicidade
    Ilustração de um notebook, um microfone e um fone de ouvido.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    A oferta de podcasts é absurda. Então vale identificar quais nichos renderiam mais. Ouça programas de vários formatos (narrativos, ficcionais, monólogos) e analise as listas de mais ouvidos. A partir daí, escolha um tema pelo qual seja apaixonado – desde que seja possível fugir do óbvio na abordagem.

    Publicidade

    2 – Não desista por falta de estrutura

    Ilustração de um celular com fones de ouvido.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    Você não precisa contar com todo o aparato de um estúdio: use o celular ou microfones com entrada USB (há opções razoáveis a partir de R$ 150). O importante é evitar que o som reverbere (e pareça que você gravou no banheiro). Para diminuir esse efeito, vale usar tapetes, cobrir-se com um lençol – ou, ainda, gravar dentro do guarda-roupa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    3 – Corta e corta

    llustração de um notebook com trechos de voz.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    Para editar, softwares gratuitos, como Audacity e Anchor, são boas opções para iniciantes. E você não tem de colocar o seu podcast nas (várias) plataformas de streaming, uma por vez. Há serviços de hospedagem que encurtam esse processo: você publica lá e ele se encarrega da distribuição. Um dos mais usados é o próprio Anchor (que desde 2019 pertence ao Spotify).

    Publicidade

    4 – Grave um piloto…

    Continua após a publicidade
    Ilustração de pessoas vendo a imagem do áudio de um podcast no telão.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    …e mostre para amigos e potenciais ouvintes. Mas não tem atalhos: construir audiência demora. Seja persistente. Participe de outros podcasts e divulgue o seu trabalho (e, claro: convide outras pessoas para o seu). Publique periodicamente para que o público saiba que é sério e adquira o hábito de acompanhar. Mas seja realista: manter um programa diário (ou até mesmo semanal) sozinho dá trabalho – e isso pode aumentar os riscos de você abandonar o projeto.

    Publicidade

    Saiba mais

    Publicidade

    Fontes: Bia Guimarães, jornalista e co-apresentadora do podcast 37 Graus. Carlos Merigo, sócio-fundador do B9 e apresentador do Braincast.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.