Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Monte seu próprio microscópio de papel – que funciona de verdade

Projeto desenvolve instrumentos científicos de baixíssimo custo em busca de expandir o acesso à ciência

Por Jessica Soares
25 nov 2016, 19h34

Monte seu próprio microscópio de papel – que funciona de verdade

Cerca de 10 minutos. Esse é o tempo necessário para montar o microscópio criado pelo projeto Foldscope, uma iniciativa que busca produzir instrumentos científicos de baixo custo a partir de materiais comuns – neste caso, papel. Essa é a base do modelo acima, um microscópio de baixíssimo custo desenhado para ser produzido de maneira acessível e com qualidade similar aos instrumentos usados para pesquisa.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=rphTSmb-Ux4&w=560&h=315]

Resistente e durável, o instrumento pode cair de uma altura de até 3 andares e viver para aumentar mais elementos microscópicos – uma das vantagens de ser feito principalmente de papel. Outro trunfo é a sua portabilidade: o Foldscope cabe no bolso e pesa menos que um lápis. Mas não se deixe enganar pela aparência simples. A tecnologia envolvida em seu desenvolvimento é complexa – para os cientistas de plantão, o projeto do protótipo pode ser visto aqui.

E o resultado é impressionante. O instrumento é mais potente do que muitos que você pode já ter encontrado por aí: com lentes capazes de ampliar até 140 vezes, o brinquedinho tem capacidade para distinguir células vermelhas e permite até a observação de bactérias vivas. O Foldscope também é compatível com smartphones, possibilitando fazer fotos ou vídeos dos elementos observados nas lâminas.

Continua após a publicidade

Monte seu próprio microscópio de papel – que funciona de verdade

O Foldscope foi criado por Manu Prakash e Jim Cybulski no período em que Jim era doutorando em Engenharia Mecânica no laboratório coordenado por Manu na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A inspiração veio das visitas de campo realizadas em laboratórios localizados ao redor do mundo. Na maioria dos espaços visitados, a dupla se deparava com microscópios quebrados e antigos – isso quando encontravam os instrumentos, muitas vezes ausentes nos laboratórios com recursos limitados.

Monte seu próprio microscópio de papel – que funciona de verdade

Continua após a publicidade

Originalmente pensado para permitir diagnósticos de campo baratos, o projeto acabou dando origem ao microscópio dobrável feito com papel impermeável, lentes e uma lâmpada LED. Como para produzir o instrumento são adquiridos materiais em grandes quantidades, cada unidade tem custo de produção de apenas um dólar americano.

O projeto piloto teve início em 2014 e distribuiu mais de 50 mil instrumentos em 135 países, para usuários de idades e ocupações variadas – desde crianças até laureados do Prêmio Nobel. Todos os participantes da fase de teste foram incentivados a compartilhar os resultados do uso do microscópio de origami. Com isso, foi possível averiguar uma série de usos práticos do instrumento – como a identificação de moedas e remédios falsos e de ovos microscópicos de pragas agrícolas, o mapeamento da diversidade de pólen em uma paisagem urbana, detecção de bactérias em amostras de água e até a catalogação da biodiversidade de artrópodes do solo na Amazônia.

Monte seu próprio microscópio de papel – que funciona de verdade

Continua após a publicidade

“Nosso objetivo é encorajar e permitir que o explorador curioso que existe em cada um de nós possa fazer ciência em qualquer lugar, a qualquer momento”, afirmam os idealizadores do projeto. “Ao dissociar microscópios de bancadas de laboratório e torná-los acessíveis para todos, podemos começar a ver o mundo microscópico que define nossa saúde, nosso ambiente e quase toda a mágica que chamamos de ‘vida’. Não basta ler sobre isso em um livro; [é preciso] realmente ver e sentir o coração de animal microscópico bater e se perguntar o que é aquela coisa pequena em sua água”, completam.

Agora, a ideia é distribuir um milhão de Foldscopes ao redor do mundo. Para isso, o projeto lançou uma campanha de financiamento colaborativo no Kickstarter – com uma meta de arrecadação de 50 mil dólares, a iniciativa já ultrapassou a marca dos 150 mil. A expectativa é de que os colaboradores, além de reservarem um kit, ajudem a levar a iniciativa às suas escolas e comunidades. Os financiadores podem escolher instituições para doação de kit completos com o instrumento de papel e escolas interessadas em receber o microscópio de papel também podem se cadastrar clicando aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.