Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Parceria entre Disney e NFL vai transformar partida em animação em tempo real

No próximo domingo (1), Atlanta Falcons e Jacksonville Jaguars vão se enfrentar em Londres – e em um cenário de "Toy Story". Entenda.

Por Caio César Pereira
Atualizado em 26 set 2023, 12h04 - Publicado em 26 set 2023, 11h58

A temporada regular da NFL, a liga de futebol americano dos EUA, tem 272 jogos – cada um dos 32 times joga 17 vezes, entre setembro e dezembro. Normal. Mas, no próximo domingo (1), a partida entre o Atlanta Falcons e o Jacksonville Jaguars será diferente do convencional. Bem diferente.

Em uma parceria com a Disney, a NFL terá uma transmissão paralela do jogo (que rolará no estádio Wembley, em Londres): uma animação em tempo real com os jogadores de ambas as equipes.

Pois é. A partida, intitulada Toy Story Funday Football – um trocadilho com “fun” (diversão) e “sunday” (“domingo”) – será replicada no quarto do Andy, o dono dos brinquedos da animação da Pixar. Woody, Buzz, Rex e cia. estarão espalhados pelo cenário. O jogo também terá um show do intervalo com Duke Caboom, personagem dublado por Keanu Reeves em Toy Story 4.

Todos os outros elementos do jogo, como placar, anúncios, narradores, e etc, também serão animados no estilo do universo de Toy Story. Tudo isso será possível graças à combinação de duas tecnologias.

A primeira é a Next Gen Stats, um sistema desenvolvido pela NFL, empresas do ramo esportivo e a AWS (o braço de computação em nuvem da Amazon). O Next Gen captura e monitora todas as jogadas e movimentos dos jogadores durante a partida. Para isso, usa até 250 “tags” por jogo – etiquetas com chips espalhadas pelo estádio, no uniforme dos atletas – e na bola. As tags enviam dados via rádio a uma taxa de até 10 vezes por segundo. Essas informações são usadas durante (e após) o jogo para montar relatórios de desempenho.

A segunda vem da Beyond Sports, empresa holandesa que utiliza inteligência artificial para rastrear movimento e renderizar simulações animadas em tempo real. De acordo com o site da companhia, uma das aplicações da tecnologia seria a de transpor partidas e eventos esportivos para a realidade virtual do metaverso.

Essa não é a primeira investida da Disney nesse sentido, vale dizer. Em fevereiro deste ano, a casa do Mickey já havia fechado uma parceria com a NHL (a liga nacional de hóquei dos EUA) para a transmissão de um jogo em tempo real em animação.

Continua após a publicidade

Quer assistir ao jogo animado de futebol americano? A partida começará no domingo (1), às 10h30 (horário de Brasília), e será transmitida pelo Disney+, Star+ e NFL+ em 95 países, incluindo o Brasil.  

Compartilhe essa matéria via:


Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.