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Pós-Sudoku

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

Cecília Araújo

O sudoku, aquele quebra-cabeça japonês, acaba de ficar ultrapassado. A onda agora é o kenken. Como seu antecessor, trata-se de um quadrado grande, dividido em 16 células, que devem ser preenchidas com números de 1 a 4 sem repeti-los na mesma linha ou coluna. Até aí, é um sudoku. Mas, no kenken, esses números também precisam solucionar equações matemáticas extras. Quer tentar?

1. COMECE POR AQUI
O kenken sempre começa por uma célula única, isolada das outras. Basta preenchê-la com o número indicado nela.

2. REPETIR NÚMEROS
Não é permitido repetir números na mesma linha ou coluna.

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3. MA

No alto de cada célula há um sinal matemático. Ele determina qual a operação você deve efetuar. O número indica ual resultado ela terá. Logo, 2 + 1 = 3.

4. ORDEM INVERSA
Para evitar que os números se repitam, você pode escrever as operações na ordem inversa. Aqui, dividimos 4 por 2.


ALÉM DE SER DIVERTIDO, JOGAR SUDOKU E KENKEN É UM BOM EXERCÍCIO PARA A MEMÓRIA.

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