GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é sudoku?

Lidia Neves

Em bom japonês, o nome esquisito aí em cima é uma simplificação da frase “suji wa dokushin ni kagiru”, que significa “os números têm que ser únicos” e se refere a um passatempo numérico de instruções bem simples (veja ao lado), que exige lógica e raciocínio para a resolução.

Apesar do nome, o sudoku (lê-se sudôku) não foi criado no Japão. A invenção é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler. No século 18, ele criou o que chamou de “quadrados latinos”, um jogo em que os algarismos devem aparecer apenas uma vez em cada linha e em cada coluna. O formato com 9 linhas e 9 colunas se tornou popular quando começou a ser publicado nos EUA, na década de 1970.

Foi lá que, em 1984, o japonês Maki Kaji conheceu a brincadeira. Ao voltar para sua terra natal, Kaji aprimorou o jogo (deu ordem aos números- pista – que já aparecem no quadrado – e criou diferentes graus de dificuldade), o batizou e o transformou em uma febre entre seus conterrâneos – hoje o Japão tem mais de 600 mil revistas especializadas em sudoku.

No Ocidente, o jogo só virou mania em 2005. O primeiro passo para isso foi dado em 1997, quando o neozelandês Wayne Gould visitou o Japão, conheceu o sudoku e desenvolveu um programa de computador para o jogo, lançado em 2004. Há 8 meses, suas criações do jogo passaram a ser publicadas diariamente pelo jornal The Times, que logo foi seguido pela concorrência em todo o mundo.

Para iniciantes

Há vários graus dedificuldade no sudoku. Saibacomo jogar o nível fácil

1. Instruções básicas

O jogador precisa distribuir, num quadrado de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). Só existe uma solução certa para cada casa (na abreviação, Su quer dizer número e Doku, único).

2. As possibilidades

O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os números que poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Comece sempre pelos grupos que têm mais números-pista já dispostos. O ideal é anotar todas as possibilidades a lápis, para poder ir apagando depois.

3. Tirando da reta

Nas casas em que só há uma possibilidade, você já tem o resultado. Escreva o número e exclua-o das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Repita o processo várias vezes, até preencher todo o quadrado. A solução para este jogo está no site da Super.

Para jogar mais

http://www.sudoku.com (em inglês)

http://www.sudoku.hex.com.br (em português)