Laozi
NOME ORIGINAL – Dao De Jing (China)
EDIÇÃO NO BRASIL – Hedra; 2002
DO QUE TRATA
Composto por 81 aforismos, é uma das obras fundamentais da cultura chinesa. Trata-se do texto clássico do taoísmo, misto de religião e filosofia que, ao lado do confucionismo e do budismo, está entre as crenças mais difundidas na China e no restante do Oriente. Também conhecido como Tao Te Ching e Dao De Jing, esse livro repleto de sabedoria reflete sobre a vida, o homem e o Tao – que, em linhas gerais, pode ser entendido como “o caminho”.
QUEM ESCREVEU
Laozi nasceu provavelmente no século 7 a.C. na China e viveu numa época conturbada por guerras e transformações sociais. Durantes séculos, acreditava-se que ele seria o autor do livro, mas hoje estudios os apontam que o Tao Te King foi composto tempos depois, talvez entre os séculos 5 e 3 a.C.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
O livro é uma das mais importantes obras filosóficas do mundo. As idéias transmitidas por Laozi modelaram a vida chinesa por mais de 2 000 anos e serviram de inspiração para reis, políticos, filósofos e líderes de várias partes do mundo. Mesmo sem termos consciência disso, muitas das idéias do taoísmo contidas no Tao Te King ainda fazem parte do nosso dia-a-dia.