Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Um texto empolgante

Os autores da façanha são os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), com interesses políticos dirigidos à esquerda.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 out 2002, 22h00

Luís Augusto Fischer

Pode um livro de 60 páginas influir no destino da humanidade? A resposta é sim, desde que os elementos estejam distribuídos para o jogo: uma utopia que interesse a muitos, uma interpretação do presente que esclareça as variáveis obscuras que comandam a vida, um autor capaz de síntese e ao mesmo tempo de emoção, um público leitor sensível a tudo isso.

E foi o que aconteceu com o Manifesto Comunista, ensaio publicado em 1848 numa Europa conflagrada pelos efeitos da primeira onda de industrialização, que tinha concentrado, nas cidades, um número impensável de pessoas, a maior parte em condições miseráveis, amargando a frustração das promessas de felicidade contidas na Modernidade.

Os autores da façanha são os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), com interesses políticos dirigidos à esquerda. O Manifesto, aliás, pode ser lido como um diálogo entre as duas coisas – de um lado a noção de que, na frase famosa de Marx, a filosofia tinha que passar da interpretação do mundo à sua transformação, e de outro uma séria tentativa de escrever, num panfleto, uma análise consistente da época.

Muito do que está ali anotado não corresponde mais às variáveis de nosso tempo, nem consegue disfarçar a simplificação de alguns temas. Mas o impressionante é perceber o quanto o Manifesto ainda consegue falar à vida de hoje. Para concordar ou não, é uma leitura empolgante e indispensável.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.