Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Velho vinil futurista

Agentss - gravou seu disco de estréia. Eram apenas duas músicas em um vinil de 7 polegadas.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 ago 2001, 22h00

José Augusto Lemos

O tempo não perdoa: está fazendo 20 anos que a primeira banda brasileira de pop eletrônico – os Agentss – gravou seu disco de estréia. Eram apenas duas músicas em um vinil de 7 polegadas, mas soavam, nos idos de 1981, como manifestação de outra galáxia. Ainda hoje, descontado o pioneirismo, essa obra-prima faz a gente sentir pena da maioria dos pretensos roqueiros nativos.

A história oficial conta que os anos 80 foram inaugurados pela Blitz, em 1982. Mas um ano antes, a Gang 90 já coloria o cenário com seu pastiche new-wave, dezenas de bandas punks sacudiam São Paulo e os Agentss iniciavam o tecnopop na América do Sul.

O cabeça, Kodiak Bachine, era uma figura excêntrica: cabelo picotado platinado, terno e ursinho de pelúcia a tiracolo. Vocalista e tecladista, Kodiak era, de fato, os Agentss, mas contava com a ajuda de dois outros músicos: o guitarrista Orion Mike (Miguel Barella) e o guitarrista/tecladista Duo (Eduardo Amarante).

“Angra”, o lado A, fora composta por Barella, e seu humor negro punk equilibrava os tons kraftwerkianos de Kodiak em “Agentss”, o lado B. Gravariam um último compacto em 1983, contratados pela Warner junto com Tit��s e Ira! Vítimas de uma produção capenga (ninguém sabia gravar pop eletrônico no Brasil), disco e banda caíram no esquecimento.

Kodiak só voltou a dar as caras em 1988, num debate ao lado de Brian Eno, na Bienal de SP. Nunca mais o vi. Só agora, garimpando seu nome na internet, descubro que lançou a coletânea Maditation, com gravações de 1988 a 1995, além de fazer trilha sonora para cinema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.