Elas são códigos secretos, que só os iniciados nas organizações criminosas conseguem entender. Mas, com o tempo, foram sendo decifradas pela polícia.
Texto Tiago Cordeiro e Bruno Garattoni
No Brasil
Teia de aranha
O que significa: É um sinal de engenhosidade. Bandidos que se consideram ardilosos e pacientes, capazes de preparar seus crimes com calma, tatuam a teia – com uma mosca dentro.
Lágrima
O que significa: Que a pessoa já matou alguém. Cada lágrima representa uma vítima. Quando há apenas o contorno, é porque o criminoso perdeu um comparsa (assassinado) e quer vingança. Quando consegue, preenche o desenho – que é feito no rosto.
Caveira
O que significa: Identifica matadores de policiais. Os agentes da lei, por sua vez, também gostam de tatuar caveiras, geralmente atravessadas por adagas, para representar a vitória sobre a morte.
Palhaço
O que significa: Que o portador é ladrão ou pertence a uma quadrilha. Gerentes de pontos de venda de drogas tatuam palhaços segurando olhos. Se o palhaço estiver chorando lágrimas vermelhas, significa que parceiros do bandido foram mortos.
Cobra
O que significa: Que seu portador é um traidor e/ou fofoqueiro. Trata-se de uma punição.
Arame farpado
O que significa: É a marca característica de quem já passou muito tempo na cadeia ou foi preso várias vezes.
Demônio-da-Tasmânia
O que significa: Símbolo do Comando Vermelho (CV). Se o Taz estiver segurando a cabeça do Chucky [veja item abaixo], significa que o bandido matou um membro da facção rival Amigos dos Amigos (ADA).
Chucky
O que significa: O boneco assassino que protagonizou sete filmes é utilizado pelos membros da organização criminosa Amigos dos Amigos, do Rio de Janeiro, para identificar assassinos de policiais.
Polvo
O que significa: A capacidade de lançar tinta escura na água, e assim facilitar a fuga, inspira ladrões
com histórico de agir em locais difíceis, sem que a polícia consiga identificá-los.
Pênis
O que significa: Estuprador. Quando esse tipo de bandido é preso, costuma ser amarrado e forçado a receber a marca – que serve para identificá-lo na cadeia.
Duende
O que significa: Entre traficantes, a tatuagem identifica a pessoa responsável pelo refino e pelo empacotamento de cocaína. Mas, se o bandido não for traficante, a figura significa apenas proteção.
Saci pererê
O que significa: Funcionário de boca de fumo especializado em conferir a qualidade da droga distribuída.
Morte com fuzil
O que significa: Membro do PCC. O Primeiro Comando da Capital popularizou, entre seus membros, a imagem clássica da morte, com capuz e rosto escondido. Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder.
Mago
O que significa: Ladrões de bancos e lojas com segurança reforçada e cofres difíceis adotam o símbolo, que sugere que eles são capazes de cometer assaltos em lugares difíceis.
Nossa Senhora Aparecida
O que significa: Se for grande, no meio das costas, indica que o preso é um estuprador. Na coxa ou na barriga, informa que o detento cometeu latrocínio.
Diabo
O que significa: Que seu portador gosta de matar os rivais com requintes de crueldade.
São Sebastião
O que significa: Martirizado no Império Romano, o santo é marcado na pele de gays e travestis. Quando o criminoso é homossexual passivo, acrescenta-se uma flecha atravessando um coração.